A oferta e a demanda no mercado de lácteos da União Européia (UE) continuam em equilíbrio. A previsão da European Dairy Farmers é que, durante os próximos meses, continue a firmeza do mercado.
Desde o início do ano, a produção no bloco europeu vem crescendo. A produção total nos 15 países que faziam parte do bloco antes de sua ampliação, em janeiro e fevereiro, foi aproximadamente 0,8% maior do que no mesmo período do ano anterior. Nos 10 estados membros novos, a oferta de leite aumentou em 4%.
Os últimos dados indicam que a produção da UE-15 entre abril de 2004 e fevereiro de 2005 foi 0,7% inferior à cota. No entanto, a produção na UE-25 será equivalente à cota comunitária.
Os estoques de manteiga e leite em pó desnatado reduziram novamente, devido à redução nos preços de intervenção com relação ao ano passado. Com relação às exportações, a redução dos preços do leite ocorrida no início deste ano, juntamente com uma situação de firme oferta láctea mundial, permitiu restabelecer condições favoráveis de exportação.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.