Dentre os 102 projetos inscritos de cooperativas do ramo agropecuário, nas oito categorias, foram selecionados seis por categoria. A CCLB inscreveu dois projetos e os dois foram classificados: um na categoria Intercooperação e o outro na de Marketing. A seleção dos finalistas foi concluída em 17 de junho pelo Comitê Técnico do Prêmio Cooperativa do Ano.
Os projetos finalistas serão encaminhados para o grande júri formado por profissionais do agronegócio, acadêmicos e representantes de órgãos governamentais e instituições não-governamentais. O resultado final será divulgado na solenidade de premiação no dia 30 de junho durante as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Os vencedores receberão o troféu "Cooperativa do Ano" e os projetos premiados ganharão páginas exclusivas na Revista Globo Rural de agosto e reportagens no Canal Rural.
Finalistas:
Ações Educativas Lar (Lar-PR);
Núcleos de Desenvolvimento Coplana pela Gestão Democrática (Coplana-SP);
Quadro Social Organizado, Decisão Consciente (Cotrijal-RS);
Programa Jovem Sucessor da Cogrisa (Cogrisa-BA);
Programa Juventude e Cooperação (Comigo-GO);
Projeto Cooperjovem (C.Vale-PR).
Gestão Profissional Cotrijal (Cotrijal-RS);
Gestão Profissional Lar (Lar-PR);
Planta de Mordenização C.Vale (C.Vale-PR);
Pluralidade Inteligente, Resultados efetivos (Cooperalfa-SC);
Logística como Diferencial Competitivo no Agronegócio (Copacol-PR);
Unidades de Negócios como Forma de Descentralização: Um Modelo de Gestão (Cooperja-SC).
Programa Coamo Manejo de P D (Coamo-PR);
Cultivar de Cevada BR195 de Descartável a Dominante (Agrária-PR);
Centro Tecnológico Comigo (Comigo-GO);
Um Elo entre a Pesquisa e o Campo (Coopavel-PR);
Identificação das Qualidades Intrínsecas da Fibra do Algodão (Unicotton-MT);
Projeção do Preço da Soja em Nível de Associado (Cotrijal-RS).
Praticando e Estimulando a Intercooperação (Fecoagro-SC);
Parceria C.Vale - Avebe (C.Vale-PR);
Sistema Integrado das Cooperativas Leiteiras da Bahia (CCLB-BA);
Aliança Estratégica Coamo & Cocamar (Coamo-PR);
Aliança Estratégica Cocamar & Coamo (Cocamar-PR);
Coplana Viabiliza Parceria Brasil-Japão (Coplana-SP).
Multiplicação e Fixação Marca Purity Soja Cocamar (Cocamar-PR);
A Expodireto como Estratégia de Valorização do Cliente e da Marca (Cotrijal-RS);
A Comunicação como Ferramenta de Crescimento (Cotrisal-RS);
A Força da Marca Catui (CCLB-BA);
Evolução de Marca e Diferencial de Commodities (Cemil-MG);
A Cultura do Amendoim (Copercana-SP).
Reuso de Água - Fertirrigação Lar (Lar-PR);
Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos - Tecnologia brasileira é referencia mundial (Coplana-SP);
Água Viva - Proteção e Recuperação de Nascentes (Coopavel-PR);
Cocamar Ecológica (Cocamar-PR);
Programa Coamo Devolução Embalagens (Coamo-PR);
Gestão Ambiental Agrária (Agrária-PR).
Qualidade como Estratégia para Ampliar Mercados (C.Vale-PR);
Qualidade do Leite Frimesa (Frimesa-PR);
Qualidade e Produtividade Lar (Lar-PR);
Programa SOS Soja (Coamo-PR);
Integração Agricultura e Pecuária Arenito Caiuá (Cocamar-PR);
Padronização da Qualidade e Melhoria de Leite na Integração Coopavel (Coopavel-PR);
Cooperativa & Transformação Social: Cocamar Social (Cocamar-PR);
Projeto Escola no Campo (Bom Jesus-PR);
Projeto Responsabilidade Social da Frimesa (Frimesa-PR);
Cooperbol - Casul (Casul-SP);
Projeto Família Integrando e Desenvolvendo a Família Rural (Corgil-CE);
Comunidades Rurais Integração entre Associado e a Cooperativa (Cooprata-MG).
Fonte: Cooperativa Central de Laticínios da Bahia