Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

ONU: preços dos alimentos são os mais caros em 61 anos

A agência das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura acompanha os preços dos alimentos concluiu que a comida nunca esteve tão cara. Saiba os motivos!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 11/05/2022 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A agência das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura acompanha os preços dos alimentos no mundo inteiro há 61 anos, e acabou de concluir que a comida nunca esteve tão cara quanto nos dias de hoje.

Um sítio em São Paulo tem 6 mil metros quadrados de plantação e produz 4 mil maços de hortaliças por mês. A produtividade depende da atenção do produtor e de fertilizantes. E aí é que está o problema: fertilizante está difícil de achar e, quando acha, está caríssimo. “A gente tenta segurar, porque a gente sabe que todo mundo está precisando se alimentar, e se alimentar bem, somos uma horta orgânica. Então a gente segurou, a gente praticamente repassou o que aumentou o nosso preço, cerca de 35% a 40%”, conta o produtor urbano Guilherme Maruxo.

Continua depois da publicidade Agroceres

Nessa horta e no mundo inteiro, os alimentos estão mais caros do que o normal. A FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – acompanha a variação dos preços dos principais grupos de alimentos. O índice FAO, como é conhecido, está no maior patamar desde 1961, ano em que foi criado.

O último recorde foi em 1974, ano da crise do petróleo: 137 pontos. Agora, estamos em 145.

O economista-chefe da FAO, Máximo Torero, deu uma lista de razões para o crescimento do índice. Primeiro, foi o clima que prejudicou safras de países exportadores de alimentos, como os Estados Unidos e o Canadá. Aí veio a pandemia, que desorganizou a cadeia de produção agrícola. Cultivo, colheita, escoamento da produção, embarque nos portos para exportação. Resultado: oferta menor e mais inflação dos alimentos.

Depois, foi a demanda que aumentou. Vários países injetaram dinheiro para reativar suas economias, e os consumidores puderam comprar mais e a preços mais altos.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Esse ano, mais um choque nos preços das commodities: a Rússia, grande produtora de fertilizantes e trigo, entrou em guerra com a Ucrânia, grande exportadora de óleos vegetais. De repente, o mundo ficou sem dois dos principais fornecedores e os preços subiram ainda mais. “Se a guerra acabar hoje, o mundo não volta com aquela cara de 2019. É arriscado confiar ou depender de um único fornecedor individual de insumos estratégicos, seja fertilizantes, caso do Brasil; seja alimentos, caso da Índia. Resultado: vamos tentar diversificar essas fontes mesmo que isso seja mais caro”, diz Felippe Serigati, economista da FGV Agro.

Para Serigati, especializado em agronegócio, a pressão sobre os preços dos alimentos deve durar mais do que a guerra e a pandemia.

“A quantidade de choques que nós tivemos na economia mundial desde o início da pandemia e todas essas turbulências... Esses preços deverão continuar pressionados, ou seja, distante dos patamares de 2019, pelo menos até 2024. Veja que nós estamos falando aí de meia década com preços de alimentos operando acima das médias históricas”, afirma Serigati.

As informações são do Jornal Nacional, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eduardo mafra
EDUARDO MAFRA

BARÃO DE COCAIS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 15/05/2022

esperava o que ? garanto que o preço dos combustíveis, fertilizantes e outros insumos são os mais caros desde os últimos 100 anos.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?