Preços agrícolas pressionam inflação
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Geralmente, o grupo alimentos, que inclui os produtos agrícolas, ficam abaixo da média da inflação. Este ano, o segmento voltou a subir, recuperando parte das perdas de anos anteriores", diz o coordenador da pesquisa do Índice de Preços do Consumidor (IPC) da Fipe, Paulo Picchetti.
Ele observa que a alta dos alimentos é recente e que, nos últimos 12 meses, o grupo acumula aumento de 1,19%, enquanto o IPC atinge 5,56%. A valorização dos alimentos abaixo da média de inflação foi quase uma constante nesses dez anos de Plano Real. No acumulado desse período, os alimentos, no IPC, subiram 102%, ante alta geral de 142%. O grupo alimentos tem um peso de 22,7% no cálculo do índice.
No primeiro semestre, o índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores paulistas, calculado pelo IEA, fechou em alta de 1,8%, enquanto o IPC deve ter registrado um incremento de 2,64%, conforme adiantou a Fipe.
O diretor do IEA observa que, os preços agrícolas normalmente têm variação pequena ou negativa no primeiro semestre. Mas a quebra de safra e a alta das commodities no mercado internacional deram sustentação aos preços, chegando a um resultado atípico para o período.
Fonte: Valor (Cibelle Bouças), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.