Preço do leite sobe 40% neste ano em Alagoas
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Com o aumento, a antiga reivindicação dos produtores ao governo do Estado, para que haja um realinhamento de preços do produto adquirido para o Programa do Leite/Fome Zero, vem à tona novamente. "A equiparação de preços com a de outros estados nordestinos é fundamental para evitar que a bacia leiteira de Alagoas tenha um colapso financeiro", diz o presidente do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas, Ricardo Barbosa.
De acordo com Barbosa, no Ceará e no Rio Grande do Norte o preço do leite adquirido pelo governo federal é de R$ 1,15. Apenas em Alagoas o produto é comercializado por R$ 0,95. "Nosso preço tem se mantido o mesmo desde agosto de 2002. Ao longo desses dois anos nossos custos de produção aumentaram em função do reajuste do salário mínimo, do aumento dos insumos básicos e também da inflação", argumenta.
Por outro lado, os produtores estão animados com a promessa feita pelo vice-governador Luís Abílio, que se comprometeu a atender os apelos dos produtores até a primeira semana de outubro.
O Programa do Leite faz parte do projeto Fome Zero do Governo Federal. Em Alagoas, a iniciativa distribui leite para crianças, idosos e gestantes carentes de 102 municípios. Diariamente, são doados 49 mil litros do produto tipo C entre comunidades carentes onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito baixo. No Rio Grande do Norte são distribuídos 143 mil litros de leite por dia e em Pernambuco 75 mil.
Fonte: Gazeta de Alagoas (por Patrycia Monteiro), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.