Preço do leite sobe 15% para o consumidor mineiro
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"É aumento atrás de aumento. E o leite faz parte da mesa de qualquer brasileiro, assim como o café e o pãozinho", diz o diretor-executivo do Mercado Mineiro, Feliciano Lopes de Abreu. Ele pondera que o reajuste do leite já era esperado nesta época, mas dá alguns conselhos. "O consumidor deve experimentar novas marcas e levar em conta o preço, pois as grandes marcas estão sumindo do mercado. O pessoal não gosta que se fale de estoque, mas nesse caso o ideal é aproveitar as promoções e fazer um pequeno estoque para a entressafra", recomenda.
Porém, segundo o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e coordenador da Câmara Setorial de Leite da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, Eduardo Dessimoni, o preço médio pago ao produtor em maio foi 11,43% menor que o do mesmo mês do ano passado. Além disso, os preços dos insumos usados na pecuária leiteira dispararam.
Ele destaca a Serlac, que concentra as exportações de cinco empresas, entre elas Itambé e Embaré, como a principal responsável por esses números. E é justamente na área de captação dessas empresas que está sendo pago um melhor preço ao produtor, provocando um rearranjo no setor. No centro, sul e sudoeste de Minas, regiões em que as empresas participantes da Serlac atuam, os produtores de leite receberam 9,91% a mais de dezembro a maio, desbancando o Triângulo e Alto Paranaíba, consideradas até então as áreas de melhor remuneração do produto, mas que tiveram queda de 2,94%.
Fonte: Estaminas/Superávit (Karla Mendes), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.