Segundo matéria do jornal Hoje em Dia, o leite, "produto essencial na mesa das famílias, tem se tornado um complicador do orçamento doméstico".
O jornal informa que, somente no mês de junho, o preço do litro do produto subiu 10,95%, na comparação com maio, de acordo com dados do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG).
No acumulado de 2004, o índice chegou a 10,98% e, quando se considera os últimos 12 meses, a alta é ainda maior: 11,57%. Aumentos em toda a cadeia do leite, em função de uma baixa oferta, estariam justificando a elevação do preço ao consumidor.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, a antecipação da entressafra, devido à chegada do frio, aliada ao grande aumento do volume de exportações de produtos lácteos, geraram uma redução significativa do leite no mercado interno. "Até abril, tivemos uma recuperação de preços e desde maio, o aumento vem ocorrendo por essa questão natural de oferta e procura", ressalta.
O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Eduardo Dessimoni, esclarece que a queda da produção é normal na entressafra, mas que o preço pago ao produtor não acompanhou os acréscimos repassados ao consumidor, permanecendo ainda 12% inferior aos patamares de maio de 2003.
O economista da entidade, Sérgio Avellar, acrescenta que apenas 28% do preço do leite longa vida, por exemplo, se referem ao produtor.
Avellar defende que a maior parte da alta do leite está ligada aos supermercados, que estariam aproveitando uma melhoria econômica para recompor margens. No entanto, o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, garante que não há recomposição de margens. "Os consumidores não aceitam. O leite está subindo porque todos, produtores, indústria, comércio, estão pagando mais devido ao aumento de custos e à pouca oferta", explica, ressalvando que isso, tem dificultado a realização de promoções com o leite.
Fonte: Hoje em Dia/MG (Luciana Rezende), adaptado por Equipe MilkPoint
O jornal informa que, somente no mês de junho, o preço do litro do produto subiu 10,95%, na comparação com maio, de acordo com dados do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG).
No acumulado de 2004, o índice chegou a 10,98% e, quando se considera os últimos 12 meses, a alta é ainda maior: 11,57%. Aumentos em toda a cadeia do leite, em função de uma baixa oferta, estariam justificando a elevação do preço ao consumidor.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, a antecipação da entressafra, devido à chegada do frio, aliada ao grande aumento do volume de exportações de produtos lácteos, geraram uma redução significativa do leite no mercado interno. "Até abril, tivemos uma recuperação de preços e desde maio, o aumento vem ocorrendo por essa questão natural de oferta e procura", ressalta.
O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Eduardo Dessimoni, esclarece que a queda da produção é normal na entressafra, mas que o preço pago ao produtor não acompanhou os acréscimos repassados ao consumidor, permanecendo ainda 12% inferior aos patamares de maio de 2003.
O economista da entidade, Sérgio Avellar, acrescenta que apenas 28% do preço do leite longa vida, por exemplo, se referem ao produtor.
Avellar defende que a maior parte da alta do leite está ligada aos supermercados, que estariam aproveitando uma melhoria econômica para recompor margens. No entanto, o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, garante que não há recomposição de margens. "Os consumidores não aceitam. O leite está subindo porque todos, produtores, indústria, comércio, estão pagando mais devido ao aumento de custos e à pouca oferta", explica, ressalvando que isso, tem dificultado a realização de promoções com o leite.
Fonte: Hoje em Dia/MG (Luciana Rezende), adaptado por Equipe MilkPoint
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MilkPoint
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