MT: preço do leite pago ao produtor teve alta de 4,48%

devido ao menor índice de captação no estado, houve avanço nos preços do leite de 4,48% ante a jan.22,. Saiba mais sobre o leite no MT aqui.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As importações nacionais de derivados lácteos somaram um total de 15,77 mil toneladas no primeiro bimestre de 2022, volume 52,50% menor que o observado no mesmo período do ano passado, segundo os dados da Secex.

Entre os produtos analisados, o leite em pó se destacou com a maior queda da aquisição no período, volume 63,32% menor que o embarcado para o Brasil no 1º bim.21.

Continua depois da publicidade

O recuo na entrada de lácteos oriundos do mercado externo foi reflexo da perda do poder de compra do consumidor brasileiro, o qual impactou diretamente na demanda pela aquisição de derivados, além das altas das cotações no mercado internacional e valorização do dólar.

Continua depois da publicidade

Para os próximos meses, a entrada do período de entressafra do leite tende a aquecer o mercado internacional, levando ao aumento das aquisições nacionais, a fim de suprir o recuo da oferta nesse período.

  • Incremento: devido ao menor índice de captação no estado, houve avanço nos preços do leite de 4,48% ante a jan.22, com isso, o preço médio fechou a R$ 1,83/l.
     
  • Redução: diante, sobretudo, da alta nos custos de produção, o ICAP-L apresentou queda de 18,53% no comparativo mensal, com isso, o índice registrou valor de 53,09 em Mato Grosso.
     
  • Alta: por causa da menor oferta no campo, o preço do queijo muçarela registrou aumento de 6,25% ante o mês anterior e fechou a média de fev.22 em R$ 24,49/kg.

Segundo o IBGE, o estado de Mato Grosso foi o décimo colocado no ranking de captação de leite em 2021 – Com base na divulgação do IBGE referente ao consolidado de 2021, foi possível analisar a captação anual de leite no Brasil.

Apesar da redução de 4,99%, MG atingiu o volume total de 6,19 bilhões de litros e alcançou a primeira colocação, seguido por PR, RS, SC e SP. Cabe ressaltar que os cinco maiores estados no ranking de captação representaram 74,09% de toda a participação nacional.

Entre os dez maiores estados, sete apresentaram queda em relação ao ano anterior, sendo o decréscimo matogrossense o de maior expressão (-8,21%). E, assim, o estado se posicionou em 10º lugar no ranking nacional, com os laticínios do estado adquirindo um total de 441 milhões de litros de leite, o que representou uma participação de 1,76% frente ao cenário nacional. Em 2022, a oferta de leite já apresenta níveis inferiores em algumas regiões do país em decorrência da saída de produtores da atividade. 

As informações são do IMEA, adaptadas pela equipe MIlkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?