PIS/Cofins: Senado aprova alíquota zero para queijos e leite em pó
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Atualmente os leites dos tipos pasteurizado e UHT (longa vida) são beneficiados com alíquota zero para PIS/COFINS. Juntos, esses produtos representam mais de 70% dos lácteos comercializados no País.
A decisão poderá levar, em breve, a uma redução de 9,25% dos preços, referente às tarifas de PIS/PASEP e Cofins até agora incidente sobre esses produtos. Os ganhos serão obtidos porque na medida em que os preços no varejo caem, mais pessoas têm acesso a produtos lácteos e, conseqüentemente, gera elevação da demanda por leite in natura, havendo repasse dos ganhos ao produtor.
O Senado, porém, não aprovou o pedido de 80% de crédito presumido para todos os outros produtos classificados no capítulo 4 da nomenclatura comum do Mercosul (hoje, o valor é 60%), bem como a isenção de PIS e Cofins para rações, como pleiteava a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que vinha solicitando, também, a inclusão de rações, sal mineral, medicamentos, corretivos e material genético como itens isentos da cobrança das contribuições sociais do PIS/PASEP e Cofins. Segundo a CNA, estes insumos representam quase 50% do custo operacional efetivo, podendo aumentar entre R$ 0,02 a R$ 0,04 o custo de produção de cada litro de leite, dependendo do nível de tecnificação de cada criador.
A MP do Bem deverá agora ser analisada e votada na Câmara dos Deputados, para depois seguir para a Casa Civil da Presidência da República, passando a valer somente após obter a sanção presidencial.
Fonte: Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

RIO VERDE - GOIÁS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 07/10/2005