ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores europeus acreditam nos benefícios do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/05/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0
Cientistas europeus afirmam que o consumo regular de leite não causa problemas nas artérias coronárias, e pode inclusive proteger a saúde. Um estudo feito no Reino Unido pela Universidade de Bristol contraria uma informação recentemente divulgada, de que o consumo de grande quantidade de leite e produtos lácteos poderia ser prejudicial à saúde, e estaria relacionada ao aumento do nível de colesterol e até ao câncer de mama.

O estudo revelou que mesmo o consumo de leite com alto teor de gordura, muito comum nas últimas duas décadas, não está ligado ao aumento de mortes por doenças no coração. Ao contrário, o índice de mortalidade por doenças cardíacas foram menores entre pacientes que consumiam leite regularmente.

Segundo um dos autores da pesquisa, Andy Ness, professor acadêmico da Universidade de Bristol, não existe nenhum problema de saúde associado ao consumo moderado de leite. "Algumas pessoas estão sendo desencorajadas a beber leite, mas nós não encontramos nenhuma ligação entre o consumo desse produto com as doenças cardíacas", disse ele.

Consumo moderado

"Nós não estamos falando de pessoas que bebem litros e litros de leite, mas sim, de um consumo moderado", disse ele. Porém, Ness disse que o leite desnatado ou com baixo teor de gordura ainda é considerado melhor para a saúde do que o leite com alto teor de gordura.

Um estudo feito durante 25 anos com 5700 homens escoceses mostrou que o índice de mortalidade caiu 8% entre aqueles que consumiam mais que 150 ml de leite por dia, comparado com os que não bebiam. As mortes por câncer e derrame foram 10% menores entre os consumidores de leite.

Os pesquisadores disseram que os benefícios do leite podem ser associados aos altos níveis de cálcio, e que esse fato pode agir contra os possíveis efeitos adversos da gordura saturada contida no leite.

Infância

A pesquisa revelou também que aqueles que bebem leite durante a infância tendem a ser mais saudáveis do que os que não bebem. Além disso, os consumidores regulares de leite fumam menos do que os outros.

Porém, um porta-voz da Fundação do Coração da Inglaterra disse que é necessário que mais pesquisas sejam feitas para mostrar os efeitos do leite no coração. "Recentemente foram feitas pesquisas trazendo resultados diferentes sobre o efeito do leite em nossa dieta. Até que seja comprovado o contrário, o leite continuará sendo parte de uma dieta saudável balanceada, mas nesse caso, o leite com baixo teor de gordura, podendo reduzir os riscos de doenças cardíacas".

Anita Wells, gerente de nutrição do Dairy Council, disse que esse estudo comprova aquilo que ela vinha falando há anos. "O leite é benéfico. Não é uma boa idéia cortar esse produto da dieta. Nós ficamos estimulados por essa pesquisa", disse ela.

fonte: BBC News, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint