Os pesquisadores José Ronaldo Magalhães e Leônidas Paixão Passos são autores de um livro pioneiro, que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. "Óxido nítrico como sinalizador em plantas (Nitric oxide signaling in higher plants)" é o primeiro no mundo a focalizar o óxido nítrico (NO°) em vegetais. O livro, que também tem o indiano Rana Pratap Sing, da MD University, como um dos autores, foi lançado pela Studium Press (Houston, Texas, EUA), uma das mais conceituadas editoras de publicações científicas dos Estados Unidos.
Pela primeira vez na história da Embrapa, pesquisadores da empresa são convidados por uma editora estrangeira para editar um livro científico na fronteira do conhecimento.
O NO° é um radical livre gasoso, mensageiro e sinalizador inter e intracelular, que está envolvido em vários processos fisiológicos, entre eles a defesa celular. Magalhães foi o primeiro cientista no mundo a visualizar o NO° em plantas, durante seus estudos de pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Davis, entre 1998 e 2000.
As pesquisas sobre o NO° em humanos, entretanto, estavam bastante avançadas. Tanto que em 1998 os pesquisadores Robert Furchgott, Luiz Ignarro e Ferid Murad, de diferentes instituições, dividiram o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina pelas descobertas das funções biológicas do NO°, elucidando seu papel na dilatação dos vasos sanguíneos.
Em 1999, o trabalho de Magalhães foi capa da revista científica Phisiology and Molecular Biology of Plants. A partir daí, surgiu o convite da Studium Press para editar um livro sobre o tema. Ele formalizou contatos com pesquisadores de várias partes do mundo envolvidos com estudo do NO° em plantas e quase todos os grupos contribuíram com capítulos no livro.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, o livro é um compêndio com as mais recentes descobertas no campo do NO° em biologia, bioquímica e sinalizador de expressão gênica. A publicação servirá de base para trabalhos inovadores em bioquímica vegetal para universidades e centros de pesquisas do mundo inteiro.
"Como o estudo do NO° em plantas está em franca expansão, trata-se de um livro essencial para estudos bioquímicos por abordar todos os aspectos relativos ao tema estudados até o momento e vai melhorar a compreensão do papel do NO° em biologia vegetal tanto para especialistas quanto para iniciantes", considera o pesquisador.
"Os estudos também vão revelar espécies com tolerância maior ou menor ao estresse ambiental, como períodos de estiagem ou alagamentos, salinidade e metais tóxicos no solo. Também vão abrir campo para se estudar os benefícios do NO° na nutrição animal visando aspectos de qualidade do leite", salienta.
clique aqui) .
Os interessados em adquirir o livro devem acessar a página http://www.studiumpress.com.book_32.html
Os autores brasileiros
José Ronaldo Magalhães é engenheiro agrônomo formado pela UFV, com Ph.D em fisiologia e bioquímica vegetal pela Purdue Universty (Indiana-EUA) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia-Davis. Contabilizando mais de 200 publicações, sendo 65 artigos científicos em revistas internacionais, quatro livros e nove capítulos de livros.
Leônidas Paixão Passos é formado em Agronomia pela UFV e Ph.D em fisiologia vegetal pela Universidade do Arizona (EUA). Possui 26 publicações científicas diversas em vários países e editou um livro sobre fisiologia vegetal e procedimentos laboratoriais.
Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite lançam livro pioneiro nos Estados Unidos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.