Homens mais velhos que consomem mais produtos lácteos têm ossos mais fortes, segundo um novo estudo. Apesar de se saber que o consumo de lácteos e a adequada ingestão de cálcio ajudam a manter os ossos fortes em mulheres mais velhas, grupo de maior risco para o desenvolvimento da osteoporose, o efeito de dieta rica em lácteos na saúde óssea de homens e em indivíduos não brancos ainda não estava bem definido, de acordo com a pesquisadora da Universidade Purdue, Linda McCabe, e seus colegas.
A pesquisadora e sua equipe estudaram a relação entre nutrição e densidade óssea em 745 homens e mulheres, brancos e negros, com mais de 60 anos de idade. Os indivíduos brancos também participaram de um estudo de quatro anos sobre o efeito de suplementos de cálcio e vitamina D na densidade mineral óssea.
De forma geral, os indivíduos negros consumiram mais cálcio do que os brancos, sendo um consumo de 700 miligramas por dia e 654 miligramas por dia, respectivamente. Porém, esta ingestão de cálcio ainda é bem abaixo da quantidade diária recomendada para pessoas mais velhas, de 1200 miligramas por dia.
Um consumo maior de alimentos lácteos foi associado com uma maior densidade mineral óssea nos ossos do quadril e osso superior da coxa de homens brancos e negros, disseram os pesquisadores.
O cálcio é o principal nutriente lácteo associado com densidade mineral óssea, disseram os pesquisadores, mas a ingestão de outros nutrientes encontrados nos alimentos lácteos, como magnésio e fósforo, também foi relacionada a ossos mais fortes.
"Considerando o grande número de nutrientes lácteos que estão positivamente relacionados com a saúde dos ossos, a expectativa é que o consumo adequado de produtos lácteos seja mais benéfico do que a suplementação com um ou dois nutrientes individuais", disseram os pesquisadores.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, publicado em Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
Pesquisa mostra que consumo de lácteos está ligado ao fortalecimento dos ossos de homens mais velhos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.