ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa avalia criação de ovinos em sistemas agroflorestais no Mato Grosso

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Com objetivo de recuperar áreas degradadas de pastagens utilizando o sistema silvipastoril para criação de ovinos, foi realizada recentemente uma reunião técnica na Comunidade Nova Esperança, no município de Poconé. A coordenadora do Projeto de Recuperação de Pastagens Degradadas no Sistema Silvipastoril, Marilene de Moura Alves, que também é pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), explica que esta é uma alternativa sustentável para a agricultura familiar na criação de ovinos da raça Santa Inês.

ovinos sistemas agroflorestais

A proposta é a implantação de sistemas agroflorestais (Saf’s) como forma de uso e manejo da terra, onde árvores são utilizadas em associação com cultivos agrícolas e com animais, numa mesma área e de forma simultânea. Durante a reunião técnica, o médico veterinário da Empaer, João Batista Vechi, falou aos produtores sobre o manejo reprodutivo e sanitário, construção das instalações, e formação e divisão de pastagens para ovinos.

O projeto será executado pela Empaer, em parceria com a Fapemat e Fundação de Amparo à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper). Os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) são na ordem de R$ 47 mil para aquisição de animais, construção das instalações, recuperação das pastagens, entre outros.

Em Brasília, a Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu no final do mês de agosto para debater as principais demandas da ovinocaprinocultura. O registro de queijo artesanal foi um dos temas em destaque no encontro, que contou com a participação de produtores rurais, especialistas do setor agropecuário, representantes de Federações da Agricultura e Pecuária dos estados, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Outro tema discutidos foi a falta de registro de queijos artesanais, tradicionalmente produzidos a partir de leite cru. Para o presidente da Comissão, Ivo Santiago, muitos produtores de queijo ovino e caprino não expandem a produção por não poderem comercializar o produto legalmente. Os representantes do Mapa, Clério Alvez e Heber Brenner, informaram que órgão está trabalhando para publicar Instrução Normativa regulamentando a agroindústria de pequeno porte.

A assistência técnica e gerencial também foi discutida na reunião. Conforme o assessor técnico da CNA, Rafael Linhares, mais de 600 produtores de ovinos e caprinos estão sendo atendidos pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Segundo ele, com boa gestão e assistência técnica, o produtor pode aumentar a produtividade e a rentabilidade.

Outros temas de destaque no encontro, foram: diagnóstico nacional da ovinocaprinocultura, políticas públicas no semiárido voltadas à produção agropecuária e Programa Nacional de Sanidade Ovina e Caprina. 

As informações são do portal Agronotícias MT.  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint