Pesquisa aponta produtor mais participativo no mercado
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
A quarta edição da pesquisa ouviu 2428 produtores, entre grandes, médios e pequenos de 11 culturas, além de pecuaristas e criadores de aves e suínos. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2005 e retratam o comportamento da safra 2003/04. Como a pesquisa é atualizada a cada seis anos, a última base de comparação é a safra 1998/99. No levantamento passado, a busca de tecnologia era considerada pelo entrevistado a principal característica do produtor moderno, com 82% das respostas. Seis anos depois, ter informação é o principal item apontado por 27% dos entrevistados, seguido de "possuir tecnologia" com 24% das respostas, boa administração com 24% e acompanhar o mercado com 15%. A procura por orientação de técnicos, agrônomos e veterinários subiu de 49% em 98/99 para 60% neste ano. O combate a pragas e doenças agrícolas é o principal motivo para procurar essa assessoria, com 51% das respostas, seguido de informações sobre características de produto com 46%.
A pesquisa mostra um aumento no uso do crédito rural. Em 98/99, 84% dos entrevistados utilizavam recursos próprios para despesas de custeio e 33% recorriam ao crédito rural. Seis anos depois, o uso de recursos próprios caiu para 78% dos entrevistados e o crédito rural passou a ser usado por 52% dos produtores para despesas de custeio. O mesmo se verificou quanto às despesas de investimento: 78% dos ouvidos no levantamento passado usavam recursos próprios para investimento e apenas 20% deles recorriam ao crédito rural. Hoje os recursos próprios compõem, segundo a pesquisa, 66% dos investimentos e o crédito rural é usado por outros 31%.
A venda da produção diretamente para a indústria subiu de 38% para 44%. A comercialização via cooperativa caiu de 30% para 29% e via cerealistas subiu de 7% para 15%. Atravessadores e comerciantes comissionados também têm maior presença agora, com 13% de participação contra 7% no levantamento anterior.
A exemplo da pesquisa anterior (de 98/99) o governo foi apontado como o inimigo número um do agronegócio, 43% dos entrevistados têm essa opinião, seguido da comercialização, com 15% das respostas, e dos custos e preços com 7%.
A surpresa, no entanto, é que o ministro Roberto Rodrigues não é relacionado a essa queixa, sendo apontado como o melhor representante do setor por 15% dos entrevistados ou 23% deles, se desconsideradas as respostas dos entrevistados que não souberam opinar.
O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, é o segundo a ser lembrado, com 10% das respostas ou 15% das respostas válidas. O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), Pratini de Moraes, é o melhor representante do setor para 6% dos ouvidos ou 10% deles se consideradas apenas as respostas afirmativas.
"A indicação dessas três lideranças chama a atenção. Havia uma carência de lideranças até há pouco tempo, com indicações apenas de nomes regionais", ressaltou o presidente da ABMR&A, José Tejon Megido. Segundo ele, a pesquisa atual mostra um produtor mais preparado, que valoriza a tecnologia e a informação, além da correta administração do negócio.
Ele disse que hoje o produtor rural tem melhor exposição à informação e desenvolve a atividade de olho no mercado internacional e no câmbio, cenários que explicam as mudanças de comportamento na exploração da atividade nesses últimos anos.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Jane Miklasevicius), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/06/2005
Wagner Oliveira Souza
Santo Antônio de Pádua - RJ