Pecuária ainda sente os efeitos da seca no RS

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A longa estiagem no início do ano ainda causa prejuízos aos agricultores do Vale do Rio Pardo (RS), mesmo com as chuvas dos últimos dias. Muitos produtores de gado de corte e de leite estão vendendo seus animais por falta de alimentação adequada. O plantio das pastagens de inverno começou com atraso, devido à seca, e elas ainda não podem ser utilizadas porque têm baixo teor nutritivo.

A única alternativa vem sendo a silagem. A técnica aproveita a produção de outras safras, que fica armazenada na propriedade.

Conforme o chefe do escritório da Emater de Santa Cruz do Sul, Vicente Puntel, o problema é o gasto com o uso das forrageiras. O custo da produção de leite fica mais alto e a rentabilidade cai. Sem possibilidade de absorção do custo, os produtores têm vendido animais. O milho também está com o preço alto, mesmo em pleno período de colheita.

Puntel afirma que alguns produtores estão vendendo parte dos suínos aos frigoríficos. Ele prevê que o País será obrigado a importar milho este ano para atender à demanda.

Dados da Scot Consultoria apontam que o melhor preço médio no Brasil hoje é pago no RS. Clique aqui para ler matéria sobre o assunto.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?