Parmalat reduz despesas, mas registra prejuízo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Porém, houve recuperação da empresa, se comparado com o período de janeiro a março, fase mais acentuada da crise, quando a Parmalat registrou uma perda de R$ 78,6 milhões.
As despesas operacionais, especialmente com vendas, foram reduzidas de forma drástica, para R$ 64,6 milhões. Isso explica o prejuízo menor em relação ao primeiro trimestre deste ano, que foi de R$ 91,9 milhões.
Com a atividade menor, as despesas também caíram 43% sobre o segundo trimestre de 2003.
A receita líquida de julho a setembro foi de R$ 111,9 milhões, um terço do apurado no mesmo período de 2003. As vendas caíram também ante os R$ 132,2 milhões do primeiro trimestre. "As operações sofreram uma redução para garantir a continuidade (...) com capital de giro próprio", diz a diretoria no relatório que acompanha o balanço.
Em abril, a consultoria Íntegra assumiu a gestão da Parmalat brasileira, o que pôs fim à intervenção judicial, e implantou um processo de reestruturação. A empresa divulgou as demonstrações financeiras ontem, com atraso de quase três meses em relação ao prazo legal.
O balanço não inclui os números da Batávia. Embora a Parmalat tenha 51% do capital desta empresa, sócios minoritários assumiram o controle do laticínio por meio de liminar. A Parmalat está recorrendo.
Foram mantidos no ativo os créditos que a empresa tem com outras subsidiárias da Parmalat, no valor de R$ 244,4 milhões. Por isso, a auditoria BDO Directa repetiu a ressalva feita no trimestre anterior. A auditoria afirmou que a Parmalat deveria ter feito provisão para cobrir esse montante, que dificilmente será recuperado.
A Parmalat está em concordata desde agosto. Na última sexta-feira (dia 5), foi publicado edital com a lista dos credores reconhecidos no processo. Quem ficou de fora tem 20 dias, contados de 29 de outubro, para recorrer.
Fonte: Valor OnLine (por Talita Moreira), adaptado por Equipe MikPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.