Parmalat: plano de recuperação e Batávia à venda
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Os cerca de dez mil credores operacionais, que têm R$ 150 milhões a receber, receberão em dinheiro, em parcelas mensais, durante quatro anos. As parcelas serão todas iguais, de modo a privilegiar aqueles que têm créditos menores a receber. "Em seis meses, teremos quitado as dívidas com 80% dos credores", afirma o presidente do conselho de administração da empresa, Nelson Bastos.
Pela Lei de Recuperação de Empresas, o plano precisa ser votado e aprovado pela maioria dos credores, tanto em número quanto em volume de créditos. Uma assembléia deve acontecer dentro de três meses. O plano apresentado refere-se apenas à empresa operacional do grupo italiano no Brasil. A holding Parmalat Participações, que tem uma dívida de R$ 1,5 bilhão com credores financeiros, tem até 13 de setembro para entregar seu plano.
Como parte da reestruturação, a Parmalat colocou à venda sua participação de 51% na Batávia. O uso das marcas Parmalat e Santal foi assegurado pelos próximos 12 anos, enquanto as demais marcas, como Glória, Duchen e Etti, foram incorporadas ao patrimônio.
O pagamento dos credores financeiros será feito com a emissão de debêntures, operação que poderá levar a um aumento de capital da ordem de R$ 60 milhões. Como a empresa tem patrimônio líquido negativo, quem subscrever essas debêntures terá o controle da empresa. "Os acionistas atuais ficarão com uma participação muito pequena", explica Bastos.
Ele classificou de "construtiva" a relação com os credores durante a elaboração do plano. "Incorporamos sugestões e demandas até onde pudemos", ressalta.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Mariana Barbosa), adaptado por Equipe MilkPoint
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