Parmalat: plano de recuperação e Batávia à venda

Publicado por: MilkPoint

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A Parmalat Alimentos entregou ontem seu plano de recuperação ao juiz da 1ª Vara de Falências de São Paulo. A empresa se propõe a pagar uma dívida de R$ 720 milhões com credores financeiros em 12 anos, com parcelas semestrais e sem desconto nos valores nominais.

Os cerca de dez mil credores operacionais, que têm R$ 150 milhões a receber, receberão em dinheiro, em parcelas mensais, durante quatro anos. As parcelas serão todas iguais, de modo a privilegiar aqueles que têm créditos menores a receber. "Em seis meses, teremos quitado as dívidas com 80% dos credores", afirma o presidente do conselho de administração da empresa, Nelson Bastos.

Pela Lei de Recuperação de Empresas, o plano precisa ser votado e aprovado pela maioria dos credores, tanto em número quanto em volume de créditos. Uma assembléia deve acontecer dentro de três meses. O plano apresentado refere-se apenas à empresa operacional do grupo italiano no Brasil. A holding Parmalat Participações, que tem uma dívida de R$ 1,5 bilhão com credores financeiros, tem até 13 de setembro para entregar seu plano.

Como parte da reestruturação, a Parmalat colocou à venda sua participação de 51% na Batávia. O uso das marcas Parmalat e Santal foi assegurado pelos próximos 12 anos, enquanto as demais marcas, como Glória, Duchen e Etti, foram incorporadas ao patrimônio.

O pagamento dos credores financeiros será feito com a emissão de debêntures, operação que poderá levar a um aumento de capital da ordem de R$ 60 milhões. Como a empresa tem patrimônio líquido negativo, quem subscrever essas debêntures terá o controle da empresa. "Os acionistas atuais ficarão com uma participação muito pequena", explica Bastos.

Ele classificou de "construtiva" a relação com os credores durante a elaboração do plano. "Incorporamos sugestões e demandas até onde pudemos", ressalta.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Mariana Barbosa), adaptado por Equipe MilkPoint
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André Luiz Machado
ANDRÉ LUIZ MACHADO

OUTRO - SÃO PAULO - VAREJO

EM 05/09/2005

Trabalho na Batávia em São Paulo, e dou graças à Deus pelo fim do imbrólio com a Parmalat, pois assim podemos nos preocupar em trabalhar e competir de maneira saúdavel em um mercado fechado por multinacionais na compra do litro de leite, e venda de agregado lácteos.



Espero que com a venda de sua participação acionária, venha nos trazer no mercado de derivados lácteos parceiros com competência comprovada e capacidade de gestão, afinal somos a terceira marca lembrada por compradores varejistas e consumidores, estamos competindo com um ótimo pórtfólio de produtos e viemos para arrebentar.



Taí a prova com o lançamento completo de nossa linha de funcionais BIOFIBRA e BIOSOJA.



Apostamos num Brasil melhor e um futuro de saúde para o povo brasileiro.



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