A Parmalat, que quase saiu do mercado após o escândalo financeiro de sua matriz na Itália, já foi a maior fabricante de leite longa vida do Brasil, atingindo a marca de 75 milhões de litros de leite produzidos por mês no final de 2003. Com a crise financeira e até ameaça de fechamento de fábricas, a produção estancou. Hoje, fortalece marcas regionais para se recuperar.
"Na pior fase, nossa produção caiu para perto de dez milhões. Hoje estamos crescendo gradualmente, com 55 milhões de litros processados mensalmente", comemorou o diretor-superintendente de Operações da Parmalat, Othniel Rodrigues Lopes.
Atualmente, com o cinto apertado, a Parmalat mudou sua estratégia. Ao invés de buscar ser líder em vendas e brigar por preços, voltou a fortalecer marcas regionais, como a Alimba, no Nordeste, e a Lacesa, no Rio Grande do Sul. "Antes, havíamos eliminado as marcas regionais e apostado numa imagem forte e única para o país todo, mas agora estamos aproveitando a força de cada marca em sua região", disse. O leite processado, no entanto, é o mesmo para todas as marcas.
Lopes explica ainda que a empresa passou a dar prioridade à inovação, como leites light e com adição de ferro. "Queremos mostrar que leite não é tudo igual e voltar às gôndolas sem preocupação com volume e preço, mas priorizando o rendimento. A intenção é pagar credores e preparar a área industrial para, em 2006, voltarmos à liderança".
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Marina Faleiros), adaptado por Equipe MilkPoint
Parmalat muda de tática para reconquistar espaço
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.