A subsidiária australiana do grupo italiano Parmalat Finanziaria SpA acredita que as incertezas geradas pelos problemas enfrentados pela matriz da companhia agora são coisas do passado.
A Parmalat Pacific Holdings Pty Ltd, companhia holding da Parmalat Australia Group, disse que os lucros gerados por suas operações comerciais aumentaram 2,2% em 2004. A empresa informou que o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de A$ 56,2 milhões (US$ 42,75 milhões). Em 2003, o EBITDA foi de A$ 55 milhões (US$ 41,84 milhões).
O diretor-gerente da Parmalat Austrália, David Lord, disse que os resultados foram direcionados por um ótimo desempenho comercial e por uma reestruturação corporativa bem sucedida da Parmalat Austrália.
"Em 2004, a Parmalat Austrália consolidou sua posição como marca líder de mercado no mercado nacional de leite fresco puro e também apresentou forte crescimento no volume nos mercados de leite acrescido de sabor, iogurtes e sobremesas."
A companhia, localizada em Queensland, foi alvo de compra quando sua matriz declarou falência no ano passado, devendo mais de US$ 20 bilhões. Os resultados da Parmalat Pacific Holdings foram afetados pelos custos relacionados à administração extraordinária da Parmalat Finanziaria SpA. Isso incluiu um aumento nos custos líquidos com juros de A$ 15,7 milhões (US$ 11,94 milhões) devido às maiores taxas de juros aplicadas aos estabelecimentos de empréstimos do grupo.
A Parmalat Austrália vem, desde então, negociando a substituição dos estabelecimentos de empréstimos com o sindicato do ANZ Bank, que inclui Suncorp Metway e Banco da Escócia. Foi negociado um acordo financeiro de três anos a um custo significantemente reduzido que estará em vigor até fevereiro de 2008.
Lord disse que o administrador extraordinário apontado para supervisionar a Parmalat Finanziaria SpA confirmou que a Parmalat Austrália será em parte a reestruturação global do grupo, que será novamente registrado na Bolsa de Valores de Milão na segunda metade de 2005.
"Isso nos fornecerá significantes vantagens estruturais e estratégicas e nos permitirá um desenvolvimento futuro de nossos negócios. Os diretores da Parmalat Austrália estão muito positivos com relação às perspectivas da companhia para 2005 e mais para frente. Nós temos uma forte posição competitiva no mercado da Austrália e temos uma agenda definida de iniciativas para melhoria dos negócios e estratégias de crescimento que darão suporte a uma melhoria financeira sustentada pelo desempenho financeiro durante os próximos anos".
Fonte: Smh.com.au, adaptado por Equipe MilkPoint
Parmalat da Austrália mostra recuperação
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.