O Programa Leite das Crianças começou a ser implantado na região de Maringá em maio de 2004, atendendo 1050 crianças em 16 municípios. Em agosto daquele ano, o programa já estava funcionando em 29 cidades. Atualmente, são atendidas 8.225 crianças, que recebem 254.975 litros todo mês. O investimento mensal chega a R$ 249.875,50 entre os municípios.
O trabalho voluntário é responsável pelo bom andamento do programa Leite das Crianças. "Encontrei uma maneira de viver melhor ajudando as pessoas. Não sou rica, mas também não tenho ambição. Pra mim parece que a riqueza maior é servir". A declaração é da coordenadora da Pastoral da Criança em Maringá, Maria de Fátima Pontes, e mostra toda sua satisfação em participar como voluntária no Programa Leite das Crianças, do Governo do Estado do Paraná.
Maria de Fátima trabalha com outras quatro pessoas na distribuição de leite para 86 crianças carentes da região da Vila Operária. Essa rotina começou em outubro de 2004, quando foi aberto o ponto de redistribuição na pastoral.
De agosto de 2004 a julho de 2005, o número de crianças atendidas na cidade subiu de 1356 para 2343, um aumento de quase 73%. Os pontos de distribuição também subiram de 11 para 18.
Segundo a coordenadora regional do programa, Maria da Penha Silva, o maior número de pontos de distribuição se deve também ao trabalho dos voluntários, que se esforçam para levar o leite para mais perto das famílias.
Além dos voluntários que ajudam na distribuição do leite, o programa conta com a dedicação dos membros dos comitês gestores, implantados em cada cidade. Eles são responsáveis pelo controle do Leite das Crianças em cada comunidade.
Fonte: Agência Estadual de Notícias/PR, adaptado por Equipe MilkPoint
Paraná: voluntários facilitam distribuição de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.