Para sair da crise, Nilza fecha parceria com o fundo Laep

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Na tentativa de se recuperar de uma crise decorrente da saída de quatro de suas cooperativas singulares, a Cooperativa Central Leite Nilza fechou parceria com o fundo de private equity Laep.

O presidente da cooperativa, Daniel de Figueiredo Felippe, informou, na sexta-feira (dia 19), que a Nilza se associou ao fundo, formando uma sociedade anônima. O objetivo da criação da nova empresa é viabilizar a entrada de recursos do fundo na cooperativa. Isso porque, pela legislação atual, um fundo de investimentos não pode ter participação numa cooperativa.

Felippe afirmou que o montante de recursos a ser investido pelo Laep na Nilza ainda está sendo definido. Apesar de não revelar números, disse que está nos planos da Nilza e do parceiro investir em novos produtos no futuro, diversificando a linha, cujo carro-chefe hoje é o leite longa vida.

O presidente da Nilza afirmou ainda que a parceria foi fechada depois que a cooperativa conseguiu cumprir algumas condições. "Restabelecemos o volume de captação de 500 mil litros de leite diários e fizemos acordo com a Tetra Pak para garantir o fornecimento de embalagens", comentou Felippe.

Devido a saída das cooperativas a partir de junho, a captação de leite da Nilza caiu para 300 mil litros diários no fim de outubro. A meta é voltar aos 750 mil litros por dia, anteriores à crise, no fim de dezembro, afirmou Felippe.

Segundo ele, hoje a central está recebendo leite de suas três associadas, de cooperativas com as quais restabeleceu contratos e também no spot. "Mantemos a programação de captar um milhão de litros por dia ano que vem" afirmou o presidente.

Até junho deste ano, a Central Nilza tinha sete associadas, mas com a saída das mineiras Coasa, de Sacramento, da Capril, de Iturama, da Coopraq, de Andrelândia, e da Casmil, de Passos, restaram a Coonai, de Ribeirão Preto (SP), e as também mineiras Coopercarmo, de Carmo do Rio Claro e Cooperlat, de Piumhi na central.

Devido à crise, o faturamento da Nilza deve ficar em R$ 300,00 milhões em 2004, abaixo dos R$ 370,00 milhões previstos no começo do ano.

Fonte: Valor OnLine (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe MilkPoint
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