Para Sérgio Haroldo Heim, extensionista em Cascavel, Paraná, "como o salário do trabalhador é baixo, faltam recursos para aumentar o consumo de lácteos". Opinião semelhante tem Jorge Spencer, veterinário em Londrina, também no Paraná, e Marcílio Marques Andrade, empresário em Dionísio, Minas Gerais. Para ele, "Parece ridículo apontar o fator renda como um dos principais entraves ao consumo de lácteos no Brasil, mas não adianta marketing se não tivermos para quem vender e se quem quer e precisa comprar, não tem como pagar".
O marketing como fator limitante teve também votação expressiva: 41% dos votos, e muitos optaram por explicar sua posição. Para Sônia Maria Vilela Brostel, gerente da Fazenda Piau, em Unaí, MG, "se nós, produtores de leite, investíssemos em propaganda como a Coca-Cola, certamente estaríamos vendendo leite pelo mesmo preço". Renato Machado, de Pompéu, MG, vai pelo mesmo caminho: "o marketing move o mundo capitalista. Recentemente tive uma prova disto: ao ler um jornal, minha sobrinha de 3 anos me interpelou dizendo e apontando para o Jornal: "Coca-Cola, Coca-Cola". Olhei e aparecia em uma página de esportes um jogador em frente a um painel da dita marca e, detalhe, a foto estava em preto e branco. Acho que é o sonho de todos nós, do mundo lácteo, ter um marketing tão forte que consiga marcar na cabeça de uma criança de 3 anos, que nem sabe ler, o nosso produto", exemplifica.
Para Pedro Junqueira Ferraz, produtor de leite Minas Gerais, "é preciso conscientizar a população brasileira, principalmente os jovens e adolescentes, da importância do leite como alimento", Opinião semelhante tem Carlos Alberto Teixeira Petiz, Presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS. Para ele, "todos sabem da importância do leite na alimentação humana e possuem dinheiro para comprá-lo, pois compram de tudo (cachaça, cigarros, refrigerantes, etc..). O que precisamos é falar da necessidade do aumento do consumo de leite pelo nosso povo. E só vamos conseguir isto através de um MARKETING intenso".
A mesma opinião tem Louis Baudraz, produtor de leite em Rolândia, PR, e Paula Alves Teixeira, zootecnista em Jaboticabal, SP. Para ela, "o baixo investimento no marketing leiteiro faz com que o leite e seus derivados percam, além de mercado, o patamar de importância que este alimento representa na saúde humana. As propagandas que ultimamente veiculam nos meios de comunicação falam da embalagem do leite, não do produto em si. Quanto ao fato do preço do leite estar acima do esperado, isso é muito relativo. Quem passa fome não toma leite, isso já sabemos, mas uma grande maioria que tem condições de comprar o leite, o troca pelo refrigerante, que não fica muito atrás do preço do leite. Uma boa propaganda poderia começar a ser vinculada na própria embalagem dos lácteos com dados bem explicados e de simples leitura sobre os benefícios do consumo daquele produto, o que começaria a estimular o consumidor."
Por fim, 5,1% dos respondentes indicaram a Qualidade do Leite como o fator limitante para o consumo. Para Carlos César Massambani, diretor técnico da Nutriphós, "a qualidade é sem dúvida o maior limitante ao consumo de leite no Brasil. Imaginem que alguns consumidores brasileiros fervem leite pasteurizado e, por incrível que pareça, fervem também o leite longa vida. Esse o perfil do nosso povo, mal informado: apenas sabem que o leite é importante para a saúde de crianças e adultos a partir da meia idade, mas não confiam no produto. Até hoje ainda tem gente achando que se coloca água no leite pasteurizado, pois quando conheceram leite, era aquele do sítio com alto teor de gordura, proveniente de vacas mestiças. Num País igual ao nosso onde uma garrafa de cerveja (600 ml) custa R$ 2,00 e uma coca cola (280 ml) custa R$ 1,20, como podem achar que o leite é caro, se 1.000 ml custam R$ 1,20 ??? Divulgar os benesses do leite e mostrar o quanto ele é bom e barato, informar os consumidores sobre o controle de qualidade do produto é sem dúvida o grande trunfo para aumentar o consumo e vender o leite pelo preço mais justo". Finaliza.
Tabela: O que mais limita o consumo de lácteos no Brasil?

É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre determinado assunto.
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