ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Países comemoram Dia Mundial do Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2005

12 MIN DE LEITURA

0
0
Em 1o de junho comemorou-se o Dia Mundial do Leite. A data foi instituída oficialmente, após fóruns online do setor de lácteos, coordenados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization - FAO). Este foi o quinto ano de comemoração desta data, que foi celebrada em cerca de 30 países.

Este dia fornece uma oportunidade para manter a atenção no leite e para promover atividades relacionadas ao leite e à indústria de lácteos.

O fato de muitos países ter escolhido este mesmo dia para a comemoração fornece uma importância adicional às celebrações individuais e mostra que o leite é um alimento global.

Países que celebraram o Dia Mundial do Leite em 1o de junho de 2005: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Croácia, China, República Tcheca, Alemanha, Geórgia, Índia, Israel, Jamaica, Quênia, Malawi, Mauritânia, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Tanzânia, Uganda, EUA, Reino Unido.

Argentina

Neste ano, a Faculdade de Ciências Veterinárias na Província de La Pampa, na Argentina, planejou coletar em 1º de junho amostras de leite de fazendas leiteiras para analisar composição, contagem de células somáticas e bactérias. A idéia foi a de explicar à comunidade através de rádio e televisão local sobre as propriedades do leite e sobre o trabalho feito para controlar sua qualidade.

Austrália

Na Província australiana de Western Australia, a idéia foi fazer a celebração novamente no South West Regional College of Technical and Further Education. A indústria de lácteos utilizou a seção de hospitalidade e serviço de bufê do colégio para dar andamento a uma competição de produção de bebidas lácteas e um menu especial usando leite como principal ingrediente. Há muitos anos é feita esta competição especial entre os alunos chamada de Milk the All-round Mixer (Leite o misturador de tudo). Esta competição tem sido um sucesso, com prêmios de A$ 500 (US$ 374,25) e uma semana de experiência de trabalho em um dos principais hotéis de Perth. Os prêmios são apresentados em um jantar especial no colégio com lindos pratos usando leite como ingrediente especial. Alguns dos nomes das bebidas criadas foram: Snowstorm, Pink Flamingo, Sensuous Kiss, Thursday Night, Tropical Paradise, Odd Ball, Family Favourites, Banana Fluff, Yoghurt "n" Milk Brunch, Just Peachy,Taste of the Tropics. O grupo que organiza este evento, Milk Industry Liaison Committee (MILC), é uma organização voluntária de mulheres da indústria de lácteos.

Canadá

No Canadá, a celebração do Dia Mundial do Leite ficou por conta do Programa de Leite Escolar Voluntário de Nova Scotia, que está em seu 30º ano de sucesso. O programa é administrado por voluntários que são dedicados a ajudar os estudantes a ter acesso a bebidas (leite sem acréscimo de sabor) e alimentos nutritivos durante o dia escolar. O programa subsidia uma parte dos custos do leite e estabelece um preço uniforme aos estudantes. Não existe limite do número de vezes que o leite é comprado ou doado aos alunos. Este foi o primeiro ano em que a instituição apoiou e ajudou a promover o Dia Mundial do Leite.

Chile

Com uma doação de produtos lácteos ao Lar de Menores Belén, de Valdivia, a Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche) e as empresas lácteas Colún, Nestlé e Soprole, aderiram à celebração do Dia Mundial do Leite. Pelo quinto ano consecutivo a Fedeleche aceitou o convite da FAO e coordenou com essas indústrias esta doação de aproximadamente 500 quilos de produtos lácteos (leite fluido e iogurte, principalmente) destinados a apoiar o trabalho desta instituição beneficente. O Lar de Menores Belén atende cerca de 30 crianças em situação de risco social derivados de problemas familiares, que são acolhidos por esta entidade onde recebem cuidados e alimentação necessários a seu desenvolvimento. A atividade foi realizada justamente no fechamento do "Primeiro Seminário Internacional e Exposição do Setor Lácteo: Chile Lácteo 2005", organizado pela Fedeleche em Valdivia de 26 a 28 de maio e que reuniu 400 produtores de leite, representantes do governo, indústrias, profissionais, técnicos e acadêmicos do setor de lácteos, além de 26 expositores nacionais e estrangeiros.

Croácia

Todo ano a Croácia comemora este dia em 1º de junho. A divulgação do "Copo de Leite" foi organizada em escolas e jardins de infância de todo o país. O evento contou com a cobertura da imprensa e da TV.

China

A celebração do Dia Mundial do Leite na China foi feita pelo governo Huhohot e pela maior companhia de lácteos do país, Yili Dairy Group.

República Tcheca

A Associação de Lácteos do país organizou celebrações em 24 de maio com a participação do Ministério da Agricultura e representantes da indústria de lácteos. Durante as celebrações, foram anunciados "Os melhores produtos lácteos do ano de 2005".

Alemanha

O lema das celebrações deste ano para o Dia Mundial do Leite foi "Saudável com Leite". Esportes, preparação física e nutrição foram os temas centrais. Esportes e um estilo de vida ativo combinados com uma dieta balanceada é a base para nosso bem-estar. O leite e os produtos lácteos têm um papel significativo à medida que contêm uma série de importantes nutrientes. Durante as comemorações, celebridades do esporte, como o atleta e cantor Joey Kelly, a estrela da patinação, Markus Wasmeier, e o jogador de futebol, Finn Holsing, forneceram dicas de educação física. Eles também inauguraram a nova pista de ciclismo em Rahden-Tonnenheide/Nordrhein-Westfalen, chamada "Milky Way". No show feito no National Garden, em Munique, foram oferecidas bebidas lácteas saudáveis aos visitantes pela Bavarian Milk-Queen.

Em Bavária, na Alemanha, o Dia Mundial do Leite foi comemorado no Parque Nacional Bundesgartenschau, quando todo o dia foi dedicado ao leite (sabor, informações, etc). A expectativa era de que cerca de 30 mil pessoas participassem deste evento, ocorrido em Munique.

Geórgia

Neste ano, Geórgia (Cáucaso) comemorou pela segunda vez o Dia Mundial do Leite, com as seguintes atividades: 50 crianças órfãs receberam leite e produtos lácteos de graça. Além disso, foram passadas informações sobre leite e sua importância nutricional em um programa de TV nacionalmente popular destinado ao público infantil.

Índia

O dia 1º de junho coincide com o período de férias das crianças na Índia, de forma que a expectativa era da presença de 200 crianças durante a comemoração. No país, as escolas permanecem fechadas de 15 de maio a 10 de junho devido às temperaturas adversas (verão quente e ácido). A atividade planejada neste ano foi a visita a uma organização tribal situada à cerca de 200 km de Mumbai e distribuição de leite para as pessoas da tribo que dificilmente consomem este alimento.

Israel

O Dairy Board of Israel organizou as festividades "Alegria do Leite" em fevereiro, celebração que durou 10 dias. A principal idéia é reviver um antigo costume judaico e introduzir o setor de lácteos em nosso país para a maioria da população, incluindo os vários aspectos relacionados à saúde do leite e dos produtos lácteos, tentando recuperar o declínio no consumo per capita de produtos lácteos em Israel. Entre os vários eventos que ocorreram no país estiveram uma grande campanha publicitária nas mídias eletrônicas, visitas guiadas em plantas de lácteos e em várias formas de grandes cooperativas de lácteos, fazendas leiteiras, fazendas com ordenha automatizada, e assim por diante. Todos esses eventos foram feitos em um período em que a produção de leite em Israel atinge seu pico e são frutos de uma cooperação única entre o Dairy Board e os conselhos regionais, associação de produtores de leite, principais plantas de lácteos e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Jamaica

O Dia Mundial do Leite é lembrado neste país normalmente com artigos publicados na imprensa. Nos últimos três anos, o país tem mantido o foco nas atividades do Dia Mundial do Leite Escolar.

Quênia

No Quênia, ao invés de atividades comemorativas somente no dia primeiro, as atividades são realizadas durante todo o mês de junho. Na primeira semana do mês, O Ministério de Produção Animal visitou processadores em todo o país. Junho como o Mês do Leite será oficialmente lançado em quatro de junho e, durante todo o mês, várias atividades serão realizadas em todo o país, incluindo reunião de líderes em áreas chave de produção de leite, doações de leite para lares de crianças e doações de novilhas com bezerros para lares e organizações de caridade que necessitam. Alguns tanques de resfriamento também serão reabilitados e existem planejamentos para um dia divertido com a família e a realização de um workshop sobre vários assuntos. O Kenya Dairy Board lidera as atividades, que são patrocinadas principalmente pelo setor privado (processadores de lácteos).

Malawi

Neste ano, a Shire Highlands Milk Producers Association (SHMPA), organização local de produtores, e outras partes interessadas, organizaram um evento em Mbulumbuzi. Trata-se da quarta corrida chamada "Milk Race" - corrida de 10 km através de vilas ao norte de Blantyre. Produtores de 20 centros de coleta de leite deveriam comparecer para competir, admirar as conquistas dos principais produtores da região e verem algumas exibições.

Mauritânia

As preparações abrangeram alguns dias de exibição, incluindo: Ministério da Agricultura, mais especificamente o Departamento de Pecuária; Vários projetos relacionados com a produção pecuária; Quatro diferentes organizações relacionadas com o mesmo tópico; Centro de pesquisa do Governo; Duas indústrias de lácteos que processam leite fresco, em uma exibição conjunta. Também haverá uma série de vacas e camelos, jogos para as crianças e música. Vários ministros visitaram o evento, que teme uma cobertura da mídia. A idéia também era ter uma mesa redonda com um debate na TV com o tema leite.

Noruega

O país planejou o envio de um informativo para a imprensa no dia 1º de junho. A mensagem neste informativo é que as pessoas do país escolham mais leite com baixo teor de gordura, além de informações sobre leite, no estilo "Você Sabia?".

Espanha

Na Espanha, são feitas dois tipos de atividades: de manhã, são recebidas 150 crianças de três diferentes escolas de Lugo e, à tarde, são feitas atividades para adultos. A indústria de lácteos do país organizou com essas três escolas uma competição para escolher o melhor lema, projeto ou atividade, e eles foram premiados por alguns atletas famosos, do basquete, rúgbi e futebol de times locais. Tudo isso deverá ser impresso em um pequeno livro que será distribuído a eles. O país escolheu o lema "Leite elementar, um alimento fenomenal", que foi impresso em camisetas distribuídas às crianças. Além disso, foram distribuídos diferentes produtos que algumas companhias mandaram. Cada criança também deveria levar uma quantidade de leite em pó para mandar a um ONG de Honduras. No dia 1º de junho, as crianças começaram ouvindo uma pequena palestra sobre o leite e, então, visitaram uma planta piloto com alguns diferentes grupos de trabalho (iogurte, queijo, leite) e, para terminar, tiveram atividades relacionadas à reciclagem de dejetos. Depois de tudo isso, as crianças tiveram um tempo livre para ver os trabalhos das outras crianças e para terem contato com os atletas presentes. Com os adultos, o planejamento incluiu palestras e atividades de degustação para destacar a importância dos queijos para a região da Galicia.

Suécia

A Suécia planejou o envio de um informativo para a imprensa no Dia Mundial do Leite. A mensagem deste informativo era que as pessoas do país começassem a beber mais leite após aproximadamente 25 anos de decréscimo no consumo deste alimento. O planejamento do país também incluiu uma conferência de imprensa sobre as novas pesquisas que mostram que pessoas obesas perdem mais peso se beberem leite.

Suíça

O Dia Mundial do Leite foi comemorado na Suíça em 28 de maio da mesma forma como foi comemorado nos anos anteriores, ou seja, houve distribuição de leite pelos produtores do país. Neste ano, os produtores discutiram um tema central: o certificado de garantia de origem suíço, fornecido pelo Ministério da Agricultura do país. Esta indicação deixa claro de onde vêm os produtores agrícolas. Os jovens produtores de leite usaram o Dia Mundial do Leite para dialogar com os consumidores, mostrando a eles a qualidade do leite produzido no país.

Tanzânia

O país planejou três dias de atividades neste ano para chamar a atenção para o leite e para a saúde. O slogan das celebrações deste ano era "Beba leite para sua saúde". As atividades incluíram músicas apresentadas pelas crianças das escolas, exibição e competição de produtos lácteos, um show com animais leiteiros, participação de representantes políticos e membros da indústria, bem como reuniões e seminários.

Uganda

A Uganda planejou celebrar Junho Mês dos Lácteos lançando uma campanha na mídia em dois jornais líderes no país, The New Vision e Monitor. O suplemento foi lançado em 1º de junho. O tema para a celebração deste ano foi "Aumentando o consumo de produtos lácteos de qualidade através de suporte progressivo às iniciativas lácteas". Várias organizações/companhias (governamental e privada) participaram da campanha, incluindo Dairy Development Authority, Land O'Lakes, companhias processadoras de lácteos, Uganda National Farmers' Association, Uganda Dairy Processors' Association, Projeto Francês ACSS - Agricultural Consultation and Sector Structuring, Heifer Project International, World Wide Sires, Ministério do Turismo, Comércio e Indústria e Ministério da Agricultura, Indústria Animal e Pescado, além de fornecedores de leite. Muitas propagandas publicitárias promovendo o consumo de leite foram colocadas em jornais populares. Também foi divulgado a 1a Conferência de Leite Escolar no Leste e Sul da África, que ocorrerá de 27 a 30 de setembro deste ano.

EUA

Nos EUA, o mês de junho é tipicamente considerado o "mês lácteo" em várias regiões do país. Muitas regiões promovem festivais, envolvendo desfiles, promoções e seleção das princesas das regiões leiteiras. Essas princesas são, normalmente, adolescentes que passam o ano participando de vários eventos promovendo o leite - nas escolas, organizações cívicas locais e até supermercados locais.

Reino Unido

No Reino Unido, a instituição Milk For Schools planejou a participação no Staffordshire County Agricultural Show, ocorrido em 1 e 2 de junho, como parte do Fórum Público Sustentável local com o tema "Pense Global, Aja Local" (Think Global - Act Local). A instituição tinha pôsteres promovendo o Dia Mundial do Leite Escolar (que será comemorado em 28 de setembro) como um Evento Global e convidou a população local a assinar uma petição pedindo que as escolas locais adotem o conceito de fornecer leite nas escolas nos intervalos para seus alunos como parte da Ação Local. Essa petição será, mais tarde, apresentada ao Presidente da Autoridade Local. Localmente, cerca de 50% das escolas primárias oferecem leite escolar subsidiado.

Alguns países como Belize, Guatemala (planejou a produção de folhetos nos jornais e uma entrevista na televisão) e Senegal (planejou dois tipos de atividades: uma conferência-debate e uma degustação de produtos lácteos, com a participação de produtores e processadores da maioria das regiões do país, bem como centros de pesquisa e agências de desenvolvimento) comemoraram pela primeira vez neste ano o Dia Mundial do Leite em primeiro de junho.

Imagem do Dia Mundial do Leite celebrado na Suíça

Fonte: Dairy Outlook List, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures