As entregas de leite na União Européia (UE) ao longo do ano mostram um padrão de estabilidade, sem fortes aumentos ou baixas. Esta situação de oferta estável está favorecendo a firmeza dos preços, segundo a European Dairy Farmers. Este panorama também está sendo promovido pelas exportações comunitárias, que continuam fortes, devido fundamentalmente à oferta limitada na Oceania e ao firme mercado nos Estados Unidos.
A redução dos preços de intervenção dos produtos lácteos desde primeiro de junho, segundo estabelece a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), todavia, não tem sido notada nos preços médios dos produtos lácteos. No entanto, a Comissão Européia antecipou a baixa dos preços ao reduzir os níveis das restituições à exportação.
A partir de 15 de junho, será possível comprar leite em pó desnatado e manteiga da intervenção na UE. Desta forma, será gerada uma maior oferta. Este fato, juntamente com a dificuldade dos operadores de manter altos preços de exportação com menores subsídios vai provocar uma maior pressão nos preços nos próximos meses.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.