Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

O que você contaria para o seu eu do início de carreira? Faria algo diferente?

Hoje (15/10), com um oferecimento da Lactotropin, ocorreu nosso segundo encontro do MilkPoint Experts Feras da Consultoria. Confira!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 15/10/2021 - 7 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Hoje (15/10), com um oferecimento da Lactotropin, ocorreu nosso segundo encontro do MilkPoint Experts Feras da Consultoria, uma verdadeira imersão em experiências práticas da rotina do leite. Como temática, contamos com o painel: o que você contaria para o seu "eu" do início de carreira? O que você faria diferente?

Iniciando nossa manhã de palestras, Régis Carvalho, Médico Veterinário e Consultor. Carvalho explicou que atua desde o início de sua carreira na área de reprodução de vacas leiteiras. “A diferença é muito grande de como fazíamos antes e fazemos agora,” disse. Régis também apontou que enxerga uma diferença na graduação atual e a de antigamente. Como exemplos citou: o acesso e a velocidade das informações, a difusão da tecnologia e diversidade da área de trabalho.

Além disso, ressaltou a importância de uma visão 360° na pecuária leiteira. “Tudo é uma roda de bicicleta. Se um elo rompe ou um dente quebra, lá na frente teremos problemas. Então, não adianta ter a melhor nutrição possível se a vaca está passando calor.”

Sobre o que faria de diferente em sua carreira, Carvalho apontou que “nós mudamos. Nós temos que mudar, a mudança é importante. Então, desde quando eu comecei faço muita coisa diferente.”

Contudo, ponderou que certas coisas são primordiais, “precisamos ser bem formados no básico.” Além disse, elencou pontos como: dividir seus conhecimentos; estar bem-informado em toda cadeia de trabalho; levar ao produtor mais do que ele espera; fazer diferença no processo; ser um líder dentro de sua atuação; motivar sua equipe de trabalho e ter sentimento de dono.

Cristiane Azevedo, Médica Veterinária e CEO da Qualy Calf Consultoria, também nos contou o que contaria para o seu “eu” do início de carreira.

A palestrante ressaltou que no começo de sua carreira quando resolveu ser consultora, “os desafios foram inúmeros.” Azevedo citou pontos desafiadores como: trabalhar o conceito de medicina veterinária preventiva; levantamento e organização de dados; quais indicadores e referências utilizar; desenvolvimento do material de trabalho; gerenciamento da parte financeira e quanto tempo duraria a consultoria.

Azevedo apontou que uma forma de agregar valor ao trabalho “sem dúvidas é a gestão de números.” De acordo com ela, é necessário “transformar números em informações e indicadores, para mostrar para o produtor quanto custa uma mastite, uma consultoria e quando ele terá de retorno.”

A CEO encerrou sua apresentação dizendo o que contaria para o seu “eu” do início da carreira: “precisamos ter muita resiliência, buscar soluções e pensar positivo” e ponderou que se pudesse a oportunidade de mudar algo no começo de sua carreira, equilibraria mais a vida pessoal e profissional, trabalharia seu marketing pessoal e faria especializações.

Continuando o segundo painel do MilkPoint Experts Feras da Consultoria, tivemos a palestra do Carlos Alberto Ohara, Engenheiro Agrônomo e sócio Fundador da ViaVerde Consultoria Agropecuária. Em sua apresentação, Carlos listou alguns pontos que fizeram falta no começo de sua carreira, sendo eles: não ter se aprofundado no inglês e espanhol; não ter feito um mestrado e ter morado fora do Brasil por alguns meses.

Continua depois da publicidade Agroceres

Por outro lado, também compartilhou pontos que considera ter sido fundamentais em sua carreira, dizendo que “a consultoria é tão difícil como qualquer outro trabalho.” Ohara pontou, por exemplo: a resiliência e persistência; acreditar que fazer o que gosta é o melhor caminho; não apostar todas as fichas na consultoria e ter outras fontes de renda. “É um começo mais difícil, com um meio e um final melhores,” acrescentou.

Nesta manhã, também contamos com a visão de quem está começando a vida profissional com a palestra do Leonardo Dias de Oliveira, consultor graduado em Zootecnia pela UFVJM, com colação de grau em setembro de 2021.

Oliveira explicou que atualmente trabalha com assistência técnica e gerencial, e gestão de pessoas. “O que eu faço é ser grato, ser feliz com o que eu trabalho,” disse. 

Sobre as dificuldades enfrentas, Leonardo disse que trabalha com pequenas propriedades rurais. “Esse é um desafio para nós, técnicos e consultores. Parece que estamos indo na contramão de muitos outros técnicos, porque todos querem ir para o confinamento, compost barn.”

“Até o produtor quer chegar nesse nível [de grandes propriedades], mas alguns não entendem a parte da gestão e planejamento,” acrescentou. “Então, esse trabalho com pequenas propriedades é mais difícil.”

Em relação às oportunidades, Dias destacou o papel das mídias sociais para a divulgação do trabalho realizado no dia a dia das propriedades. “Não é só mandar currículo, o networking também é importante.”

Além dos aspectos técnicos, o Feras da Consultoria também trouxe a perspectiva do marketing pessoal. Encerrando nossa manhã de palestras, Miguel Cavalcanti, Fundador e CEO da Agrotalento, trouxe a temática: marketing e vendas de serviços de consultoria. 

Em sua apresentação, Miguel abordou sete “verdades inesperadas sobre a consultoria no agro.” De acordo com ele, são “verdades que a maioria das pessoas não aprenderam.”   

Em sua opinião, a primeira verdade é: ser um excelente técnico ou profissional é apenas o primeiro passo para ter um negócio de consultoria no agro. “A verdade é que não é eficiente. Você precisa estruturar o seu negócio e ficar bom e marketing e venda de consultoria,” argumentou Miguel.  

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Carvalho apontou como a segunda verdade: não venda o que você faz, venda o que você entrega. Explique sua proposta de valor. “Não fale o que você faz, fale o que acontece na vida do seu cliente após ele virar o seu cliente. Isso tem que ser específico para o perfil de cliente no qual você quer atuar.”  

Já a verdade número três, Miguel ressaltou que “você precisa ser um conselheiro confiável. Por isso, precisa ser um excelente técnico e continuar se atualizando.” Em relação à quarta verdade, Carvalho ressaltou que vender bem é essencial. “Cada cliente vitrine é um imã de novos clientes, torna as próximas vendas mais fáceis.” 

Miguel abordou as demais “verdades inesperadas” ao longo de sua palestra, e concluiu dizendo que “produto de qualidade é apenas o primeiro passo. Mas, além disso, você precisa ter ativos, habilidades, propósitos e história.”  

Além disso, Jozivaldo Prudencio Gomes de Morais, Engenheiro Agrônomo e Professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Araras, trouxe o trabalho que realizou que envolveu o desempenho de vacas holandesas tratadas com duas formulações de somatotropina bovina recombinante em um grande rebanho leiteiro comercial no Brasil.

O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de vacas suplementadas com duas formulações diferentes de bST, avaliando os seguintes parâmetros: escore de Condição Corporal (ECC), qualidade e quantidade do leite.  Jozivaldo apontou que “os tratamentos com bST aumentaram a produção de leite quando comparado com as vacas de controle.”

Ao final das palestras, tivemos uma mesa redonda com todos os palestrantes, moderada por Beto Carvalho, técnico em agropecuária, consultor e formador de gestores. Inicialmente, Beto compartilhou sua experiência profissional como gestor, destacando a importância desse profissional e pontou a importância da gestão preventiva, na qual, de acordo com ele “diminui o tempo gasto com problemas e desenvolve pessoas.”

Dando início ao bate-papo, Miguel abordou as vendas em redes sociais, dizendo que o melhor lugar para vendar é olhando no olho do cliente, mas é o jeito mais caro. Contudo, ponderou que as redes podem ser um bom começo. “As mídias sociais têm a capacidade de chegar em mais pessoas.”

Ainda sobre o papel das redes sociais na consultoria, Leonardo reforçou utiliza a fermenta para “networking e disponibilidade de conteúdo. “Quando eu estou na fazenda, gerando resultados, meus próprios clientes me indicam. Minha maior captação de clientes é por indicação.”

No mesmo raciocínio sobre geração de resultados, Régis disse que “o produtor que é uma solução. Ele quer ligar para gente e tente resolver o problema, estarmos do lado dele.” Para quem ainda está na graduação, Jozivaldo ressaltou que a melhor opção são os estágios. “Começando dentro da instituição com a área de maior afinidade e posteriormente acompanhar profissionais externamente.”

Já para os profissionais que já atuam na área, Carlos abordou a precificação da consultoria, dizendo que essa sempre foi e sempre será uma pergunta difícil de responder. “Isso precisa estar alinhado com preço de mercado, pensar no que você vai entregar e sentir um pouco a situação de cada cliente.”

Reiterando a importância da sensibilidade de captar a demanda e o perfil de cada propriedade, Cristiane ressaltou que é “preciso lembrar que cada cliente é um cliente. Não existe uma receita de bolo” e completou dizendo que o grande sucesso “é saber trabalhar com pessoas.”  

Como podemos observar, o segundo encontro do Feras da Consultoria foi uma verdadeira imersão em vendas, pessoas, negócios, carreira, experiências e demais fatores que compõe a consultoria na pecuária leiteira.

Se interessou? O Feras da Consultoria está só começando, ainda dá tempo de participar! Clique aqui e se inscreva agora, todas as palestras ficarão disponíveis na plataforma do evento por 90 dias, você não perde nada!

 

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?