NZ: Fonterra estuda mudança na estrutura do capital

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite neozelandeses que fazem parte da maior cooperativa de lácteos do país, Fonterra, finalmente poderão participar das decisões sobre o futuro da estrutura de capital da cooperativa no final desse mês. Isso porque uma série de reuniões incluindo 72 produtores de todo o país começará a ser realizada em 13 de setembro.

A Fonterra planeja pesquisar as opiniões de seus produtores acionistas antes de começar um processo que poderá gerar mudanças na estrutura de capital da cooperativa. Alguns produtores estão preocupados com o aumento do preço das ações em relação ao que recebem pelo leite produzido. Outros, disseram que é melhor que mais capital seja retornado diretamente aos produtores ao invés de ser mantido pela companhia para re-investimento em expansão global. Outros, ainda, acham que é vital que a Fonterra invista em seus negócios de marcas globais, mas que a presente estrutura de capital pode ser mantida.

Existe, no entanto, uma concordância geral na indústria de que a estrutura de capital é um dos assuntos mais importantes que a Fonterra está tendo que enfrentar desde sua criação há quase quatro anos. O presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, disse que existem três pilares na estrutura da cooperativa que não mudarão. O primeiro deles é que a Fonterra continua sendo uma cooperativa pertencente a produtores. O segundo é que a empresa continua sendo a produtora de produtos lácteos em massa de menor custo do mundo e, o terceiro é que a cooperativa continua expandindo seus negócios de valor agregado.

Outro assunto de estrutura de capital que será discutido é a reforma do complexo sistema de "peak notes", que requer que os produtores de leite comprem essas "notas de pico" para refletir a variação de custos do processamento do leite em diferentes momentos da estação. O sistema de "peak notes" determina que se o produtor produzir acima de seu nível esperado, terá que pagar taxas extras, comprando peak notes, para cobrir os custos de processamento.

As conversas entre os diretores da Fonterra e seu Conselho de Acionistas já estão sendo feitas. O presidente do conselho, John Monaghan, disse que existe a expectativa de algumas mudanças, mas que essas serão através de um processo evolucionário e não, revolucionário. A Fonterra não determinou um prazo final para os debates.

Fonte: Nz Herald (por Liam Dann), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?