Flávio Portela Santos, professor da ESALQ/USP, deu seqüência com a apresentação sobre dietas à base de cana-de-açúcar e Marcos Veiga dos Santos, da FMVZ/USP, finalizou o evento, apresentando os conceitos de contagem bacteriana e contagem de células somáticas em sistemas de pagamento por qualidade.
Números do evento
O Interleite 2005, realizado pela primeira vez em Uberlândia, atingiu todos os objetivos, segundo os organizadores. "Esperávamos entre 400 e 500 pessoas, mas tivemos 595 participantes, lotando o auditório", comemora Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do evento.

Auditório lotado
O Interleite contou com participantes de 15 estados, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. A distribuição e o perfil do público estão nas tabelas abaixo. Cerca de 33,5% dos participantes eram produtores de leite e 37% técnicos, ligados diretamente à produção de leite. "O alto nível da platéia é talvez o principal ativo do Interleite, desde a sua primeira edição", diz Marcelo. "Através de uma programação que reúne novidades no campo técnico, aspectos relacionados à gestão de fazendas e tendências de mercado, o evento procura trazer informações relevantes para todos aqueles envolvidos com a atividade produção de leite", explica Marcelo. Isso, segundo ele, atrai um público seleto e que é responsável por levar as novas tecnologias para o campo.

Detalhe do "Milk Break"
Tabela 1: Distribuição % do público do Interleite 2005, por estado

Tabela 2: Distribuição % do público do Interleite 2005, por atividade

Eventos paralelos movimentaram o Interleite 2005
O Interleite 2005 atraiu diversas lideranças regionais e setoriais. A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e a Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL) realizaram reunião no dia 20/07, com a presença de mais de 60 dirigentes cooperativistas. A Comissão de Pecuária de Leite da CNA fez sua reunião no dia 22/07, atraindo diversas lideranças do Sistema CNA. A abertura do evento teve a presença do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, dos secretários municipais Dílson Dalpiaz e Carlos Nazareno, do presidente da Comissão de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim. do presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Cunha, do chefe da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, do vice-presidente da Itambé, Jacques Gontijo e do secretário geral da Fepale, Eduardo Fresco Leon.

Publicações lançadas
Duas publicações foram lançadas no evento. O livro "Estratégia e Competitividade na Cadeia de Produção de Leite", reúne 16 textos referentes às palestras apresentadas no Interleite. O livro, que está sendo vendido a R$ 33,50 , representa uma síntese do que foi o evento e do que foi apresentado pelos palestrantes. Clique aqui para adquirir o livro.
O outro livro é "A Cadeia Produtiva do Leite em 40 Capítulos", que reúne 40 artigos escritos para o site MilkPoint, de 2003 a 2005, por Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do site, e Paulo do Carmo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite. O livro, vendido por R$ 27,80, traz artigos envolvendo mercado, organização do setor, consumo e tendências. "Selecionamos os artigos que consideramos mais atuais e importantes para o desenvolvimento do setor", comenta Marcelo. Clique aqui para adquirir o livro.
O Interleite é realizado pela AgriPoint Consultoria, proprietária do site MilkPoint, a cada 2 anos. O evento de 2005 teve o Patrocínio Master da Itambé, o patrocínio da Allflex, da DeLaval, da Faemg/Senar Minas Gerais, da Pfizer e da Schering-Plough. Apoiaram o evento a Calu, A Balde Banco, a Conavet Jr., a Embrapa Gado de Leite, a Latin Panel, o Sebrae MG/Educampo, a Scot Consultoria e o Sindicato Rural de Uberlândia. Estiveram presentes ainda as firmas Lagoa da Serra, QGN Carbonor e Grupo Papalotla.
