Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Novos procedimentos sobre a vacinação contra brucelose e tuberculose em São Paulo

Novos procedimentos e os prazos relacionados à vacinação contra brucelose, a realização de exames de brucelose e tuberculose de bovinos e bubalinos. Saiba aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 14/03/2022 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Agroceres
Foi publicada na última quarta-feira, 10 de março, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Resolução SAA 28, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que estabelece os procedimentos e os prazos relacionados à vacinação contra brucelose, a realização de exames de brucelose e tuberculose de bovinos e bubalinos, a utilização de insumos no âmbito do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT) e as normas de certificação de estabelecimentos livres.
 
Todas as fêmeas de bovinos e bubalinos na faixa etária de 3 a 8 meses de idades devem ser vacinadas contra brucelose.  O calendário estabelece que o primeiro semestre corresponda às fêmeas vacinadas de 1º de dezembro do ano anterior a 31 de maio do ano subsequente. O segundo semestre corresponde às fêmeas vacinadas de 1º de junho a 30 de novembro.
 
A vacinação deve ser realizada por Médico Veterinário cadastrado junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através do Sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). Esse profissional é responsável por cadastrar a vacinação no sistema em até quatro dias da vacinação, emitir os Atestados de Vacinação correspondentes, e enviá-los aos responsáveis pelos animais.
 
O responsável deverá realizar a declaração de vacinação juntamente com a confirmação do Atestado de Vacinação no sistema. A declaração deverá ser realizada em até sete dias após o término dos períodos de vacinação definidos no calendário, ou seja, até o dia 7 dos meses de junho e dezembro.
 
A propriedade ficará impedida de movimentar seus bovídeos se o produtor deixar de declarar a vacinação dentro do prazo estipulado e a suspensão será retirada após a devida regularização junto à Secretaria, através de uma das unidades da CDA.
 
 

Fornecedores de leite “in natura”

Os produtores fornecedores de leite “in natura” devem realizar exames diagnósticos de brucelose e tuberculose nos bovinos e bubalinos voltados à produção leiteira, entre os dias 1° de julho e 30 de junho do ano subsequente a seu nascimento, conforme disposto nas normas federais e estaduais vigentes. Esta obrigação será exigida a partir de 1° de julho de 2023. 
 
O produtor deve apresentar até o dia 30 do mês de junho de cada ano, os exames dos animais testados desde 1° de julho do ano anterior, aos laticínios e outros estabelecimentos processadores de leite. Excepcionalmente, os resultados dos exames realizados entre 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2022 poderão ser entregues aos estabelecimentos processadores de leite e derivados até o dia 30 de junho de 2023.
 
O produtor fornecedor que não apresentar os exames nos prazos estabelecidos não poderá destinar sua produção a estabelecimentos processadores de leite ou de produtos lácteos, entrepostos de leite e outros congêneres, a partir de 1º de julho do mesmo ano.

 
Laticínios e estabelecimentos processadores de leite e derivados somente deverão receber leite “in natura” de produtores que comprovarem terem realizado vacinação contra a brucelose das fêmeas bovinas e bubalinas com idade a partir de três meses, mediante a entrega dos certificados de vacinação dentro do prazo de validade e emitidos pelo sistema Gedave ou documentos equivalentes, quando oriundos de outras Unidades Federativas.
 
 
Participação em eventos
 
Os responsáveis por bovinos e bubalinos que participarem de eventos de concentração de animais deverão apresentar o atestado negativo para brucelose para machos bovinos e bubalinos, fêmeas bovinas e bubalinas acima de 24 meses vacinadas com a vacina B-19 e fêmeas bovinas acima de oito meses vacinadas com a vacina RB-51, conforme modelo reconhecido na legislação vigente e atestado negativo para tuberculose.
 
A validade dos atestados exigidos deve compreender todo o período de trânsito e permanência dos animais nos eventos. Os animais voltados à produção leiteira, destinados a leilões de rebanho geral, devem ser submetidos ao teste cervical simples (TCS) ou ao teste cervical comparativo (TCC).
 
Os demais animais destinados à participação em leilões de rebanho geral ou participação em provas esportivas e que tenham idade inferior a 24 meses, podem ser submetidos apenas ao teste da prega caudal (TPC). A exigência dos atestados de exames animais destinados a leilões de rebanho geral ocorrerá a partir de 1° de julho de 2023.
 
Animais oriundos de propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose estão isentos da apresentação dos exames. A partir de 1º de julho de 2023 o retorno aos estabelecimentos certificados, após terem participado de leilões de rebanho geral, não acarretará na suspensão da certificação.
 
A íntegra da Resolução está disponível em no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
 
As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 
Fenação é KUHN
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?