ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novo BC pode dar fôlego extra ao varejo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Existe uma grande discussão entre os analistas sobre o destino das ações voltadas ao mercado interno. Um grupo acredita que esses papéis já subiram muito, enquanto há outro que defende que eles ainda podem subir. Este último grupo ganhou um reforço de peso: o Banco Central do governo de Dilma Rousseff. No mercado, há quem acredite que a postura do novo BC pode dar um fôlego extra aos papéis de varejo.

Sob a batuta do presidente Henrique Meirelles, o BC usou a política monetária como a principal forma de conter a economia e a inflação. O novo BC, sob o comando de Alexandre Tombini, já mostrou que, além da taxa de juros, deve usar outras medidas com o objetivo de conter a alta dos preços. Entre eles, o aumento do depósito compulsório dos bancos.

O mercado avalia, no entanto, que é mais difícil controlar a inflação com essa nova política. "Há quem acredite que esses instrumentos não são precisos e que não dá para medir os seus efeitos sobre a economia", afirma o chefe da área de renda variável da Fundação Cesp, Paulo de Sá Pereira. Segundo ele, as tais medidas podem não ser suficientemente eficientes para domar a inflação. "Existe o risco de o BC ficar atrasado, permitindo que a expansão doméstica seja maior do que deveria ser para que não haja pressão inflacionária", explica Sá Pereira. Ele lembra que o próprio discurso da presidente da República vai na linha de um crescimento maior, com uma inflação também um pouco maior.

Na bolsa, um crescimento econômico maior do que o previsto pode significar uma nova rodada de valorização nas ações voltadas ao mercado interno, como varejo e consumo, que já subiram bem no ano passado. "Apesar de já estarem caros, essa nova política do BC pode sustentar esses papéis em níveis altos", diz Sá Pereira. Ele reforça que os investidores precisam ter em mente que essas ações estão longe de ser uma barganha e que existe um risco razoável de elas passarem por um momento de, no mínimo, estagnação.

A matéria é de Daniele Camba, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures