ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova Zelândia: Novas exigências ambientais e de bem estar animal poderão se tornar obrigatórias aos produtores da Fonterra dentro de dois anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0
Novos padrões e exigências referentes ao meio-ambiente, bem como ao bem estar animal, poderão se tornar obrigatórias dentro de dois anos aos produtores que fornecem leite à maior cooperativa de lácteos do país, Fonterra.

As iniciativas ambientais bastante debatidas pela Fonterra foram um dos pontos principais da última reunião de acionistas da cooperativa, ocorrida na sexta-feira passada. Elas incluem um acordo de manutenção de mananciais de água limpos que a Fonterra quer assinar com entidades locais e com o Governo neozelandês, com o objetivo de manter as vias fluviais do país livres de efluentes derivados das propriedades leiteiras.

A gigante do setor leiteiro da Nova Zelândia também está propondo algumas determinações de mercado com foco ambiental e no bem estar animal para dar apoio à sua imagem de empresa limpa e "verde" nos mercados de todo o mundo. Os produtores que fornecem leite à Fonterra serão avaliados anualmente para se averiguar se estão cumprindo com as determinações.

A companhia estendeu o processo de consulta aos produtores de leite que são acionistas da cooperativa após queixas de que estava tomando medidas sem o consentimento dos mesmos. Porém, o presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, disse que encontrou um forte apoio a estas medidas na última reunião com os produtores.

"A mensagem que obtivemos foi que os produtores estão confortáveis com o fato de que nós realmente assumamos um papel de liderança em assuntos referentes ao meio-ambiente, entre outros. Como o foco de mercado será afetado e devido à proposta de avaliação, nós usamos esta reunião para obtermos retorno mais adiante. Nós estamos analisando este retorno e também, o que recebemos por escrito, em pesquisas feitas por telefone e em um workshop".

Van Der Heyden disse que, uma vez que a análise se completar, a Fonterra mandará uma proposta revisada na próxima semana e solicitará opiniões sobre ela. Ele disse que colocará a proposta final nas determinações guia referentes ao Foco de Mercado no Conselho de Acionistas no próximo mês, com o objetivo de torná-la uma condição para o fornecimento de leite na próxima estação.

Os produtores de leite serão avaliados para que seja certificado que eles estão cumprindo as determinações, como parte da avaliação anual das propriedades leiteiras. Entretanto, o porta-voz da Confederação de Produtores, David Hopkins, disse que o retorno dos produtores tinha sido menos entusiástico. Ele disse que ainda existem vários inconvenientes nas iniciativas ambientais da Fonterra e que questionaram a necessidade da avaliação proposta.

Fonte: Fencepost.com Ltd., adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint