A Associação das Companhias de Lácteos da Nova Zelândia (Dairy Companies Association of New Zealand - DCANZ) está esperançosa de que a reunião dos ministros do comércio na China gere bons frutos para os negociantes do setor agrícola, após o insucesso ocorrido em Genebra na semana passada, e que encontrem uma forma de superar os obstáculos do acesso aos mercados nas negociações comerciais globais.
Os ministros comerciais de 31 países, incluindo a Nova Zelândia, estão em Dalian para a chamada cúpula mini-ministerial. A indústria de lácteos, juntamente com o restante do setor agrícola, está insatisfeita com o lento processo que está sendo feito em direção às reformas em três áreas cruciais: acesso a mercados, subsídios agrícolas e competição nas exportações.
A DCANZ, a Federated Farmers e a Meat and Wool New Zealand, todas entidades neozelandesas, fazem parte da Aliança Global para Liberação Comercial que tem mandado mensagens aos ministros, pressionando por ganhos substanciais no acesso a mercados para produtos agrícolas e alimentícios.
O presidente da DCANZ, Earl Rattray, disse que esta é a área onde está sendo feito menos progresso nas negociações até agora.
O diplomata sênior que está dirigindo as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) no setor da Agricultura, o embaixador comercial da Nova Zelândia, Tim Groser, passou esta mesma mensagem aos ministros que estão reunidos na China. Ele disse que eles precisam lhes dar ferramentas necessárias para obter um acordo entre todas as 148 nações da OMC.
Os negociadores comerciais estão com uma agenda bem apertada. No final deste mês, eles tentarão fazer mais progressos nos acordos de estrutura para agricultura alcançados no ano passado. Então, em Hong Kong em dezembro, os ministros deverão estar em posição de chegar a acordos sobre fórmulas para negociações agrícolas.
Fonte: Fencepost.com Ltd., adaptado por Equipe MilkPoint
Nova Zelândia: indústria impulsiona negociações
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.