
Neste mês de janeiro, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou uma linha de crédito para ajudar os pequenos fabricantes a aprimorar suas embalagens, que, algumas vezes, são mais caras do que o conteúdo, como no caso da água mineral em garrafa.
Os custos das embalagens em relação aos preços de alguns produtos são:
- 85% para a água mineral em garrafa (plástico)
- 70% para ervilha ou milho em conserva (lata)
- 60% para o Xampu
- 50% para óleo de soja em garrafa (plástico)
- 30% para o leite longa vida
- 25% para alimentos congelados
- 20% para a cerveja (lata)
- 15% para alguns brinquedos
Segundo a nota da Veja, o varejo passou a ter maiores lucros com os produtos de suas marcas quando investiu em embalagens. Melhorar a aparência de suas mercadorias também é um dos principais problemas dos pequenos fabricantes.
Fonte:
Revista VEJA, adaptado por Equipe MilkPoint