Norte-americanos consomem mais queijos
Publicado por: MilkPoint
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Em 2003, os norte-americanos consumiram um recorde de 3,992 bilhões de quilos de queijos. Isso significa 1,134 quilos por mês para cada homem, mulher e criança, de acordo com a pesquisa divulgada na última terça-feira pelo California Milk Advisory Board. A maioria desta demanda está sendo suprida por fornecedores domésticos, e as mega-empresas de lácteos da Califórnia estão crescendo tão rápido que os analistas esperam que o Estado ultrapasse Wisconsin na produção de queijos dentro de dois anos.
A Califórnia já é o maior produtor nacional de leite e, com a ajuda da fabricante de queijos Hilmar Cheese Company - a maior da América do Norte, o Estado dobrou sua produção de queijos na última década.
Em 1995, o Estado fabricava 70 variedades de queijos. Agora, existem 250 tipos de queijos sendo vendidos na Califórnia - 369,68 milhões de quilos de queijos com sabores especiais, envelhecidos e frescos por ano. A vasta maioria é de commodities, mas os norte-americanos também estão consumindo muito mais queijos especiais. A venda de algumas variedades de queijos, como envelhecidos e frescos cresceu cinco vezes mais rápido do que a de cheddar e mussarela na última década, segundo a pesquisa. Um em cada 10 quilos de queijos consumidos representa queijos de alta qualidade e valor agregado, como por exemplo, os artesanais. Há 10 anos, somente um em cada 15 quilos de queijos consumidos era de produtos especiais.
"As pessoas estão viajando mais, experimentando alguns queijos na Europa e, então, procurando por esses queijos nos EUA", disse a porta-voz da entidade, Nancy Fletcher.
Essa é uma boa notícia aos produtores de leite da Califórnia, disse Chuck Ahlem, produtor de leite que teve uma brilhante idéia nos anos oitenta - anos difíceis para a produção leiteira dos EUA. Ahlem e outras 11 propriedades leiteiras de Central Valley perceberam que a área tinha a maior população de vacas Jersey do mundo. Unindo seus recursos, eles passaram a produzir queijos a partir do leite de suas vacas - um produto de valor agregado que poderia gerar um lucro extra. Quando eles deram início a Hilmar Cheese Co., em 1984, as 12 famílias juntas produziam 113,4 mil quilos de leite por dia - volume muito pequeno comparado com a produção atual de 4,536 milhões de quilos de leite por dia com mais de 270 produtores - cerca de 10% de todo o leite produzido na Califórnia. Todo esse leite era transformado em 450 toneladas de queijos básicos, como Monterey Jack e cheddar.
O aumento da produção de leite do Estado significou toneladas de queijos - e lucros - para a então pequena empresa, que cresceu uma média de 21% por ano nos últimos 19 anos, segundo o presidente e diretor executivo da Hilmar Cheese Co., John Jeter.
Os produtos da Hilmar também são usados em refeições congeladas, fast food e produtos assados. Além disso, o soro do leite - subproduto da fabricação de queijos - é usado para a fabricação de fórmulas infantis e bebidas de proteínas.
"As pessoas estão comendo mais pizza, saindo mais para comer fora, e a demanda por queijos tem aumentado significantemente", disse o diretor executivo da Western United Dairymen, Michael Marsh, organização que representa produtores de 60% do leite da Califórnia.
A demanda norte-americana por queijos foi prejudicada um pouco quando os consumidores passaram a viajar e a comer menos fora de casa após os ataques terroristas sofridos pelos EUA em 11 de setembro de 2001. Agora, seu apetite está de volta, o que é bom para a indústria de lácteos.
Fonte: Miami.com (por Juliana Barbassa), adaptado por Equipe MilkPoint
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