O evento busca discutir o futuro da produção leiteira na região Norte do Mato Grosso, o qual é composto por 16 municípios, chamados de "Portal da Amazônia", onde há uma bacia leiteira emergente significativa. Segundo Luis Fernando Laranja, presidente do Instituto Ouro Verde, promotor do evento, o intuito é organizar essa bacia leiteira crescente, trazendo novas informações para o produtor sobre organização e tecnologia, destacando em especial a relação entre produção de leite e meio ambiente.
Laranja tem perspectivas de que mais ou menos 200 pessoas participarão do evento, provenientes de vários municípios da região, com a participação de vários técnicos, especialmente ligados à extensão rural da região.
Segundo ele, mais de 5000 produtores estão envolvidos com a atividade leiteira na região do Portal da Amazônia e existem quatro laticínios com SIF operando na região, que captam diariamente 100 a 150 mil litros. A maior parte do leite captado é utilizada para fabricação de mussarela, exportada para outros estados do Brasil, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro.
O evento, organizado pelo Instituto Ouro Verde, tem o apoio do CNPq, Ministério do Meio Ambiente, Sindicato Rural de Alta Floresta e EMPAER, Regional de Alta Floresta. Laranja destaca que o governo federal espera que este seminário aumente as perspectivas de produção da bacia leiteira da região, com o objetivo de fixar mais o homem no campo.
Programação

Fonte: Equipe MilkPoint