Nordeste estuda fortalecer produção e consumo de leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Representantes dos produtores de leite e coordenadores do "Programa de Incentivo a Produção para o Consumo do Leite" nos estados nordestinos se reúnem, no próximo dia 9, às 14h, no auditório da Federação da Agricultura e pecuária da Paraíba - Faepa, em João Pessoa.

O encontro que está sendo organizado pela Comissão de Assuntos do Nordeste, da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil - CNA, pretende discutir a abrangência dos projetos estaduais, em nível regional, além de propor mudanças ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS, durante o encontro nacional que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília.

De acordo com o presidente da Faepa, Mário Borba, o encontro regional precede o evento nacional porque há comentários de que o Governo Federal está disposto a promover alterações nos referidos programas. "Não podemos chegar no encontro do MDS sem propostas definidas para a região Nordeste".

Conforme o coordenador do programa "Leite da Paraíba", Aldomário Rodrigues, dentre os pontos que serão levantados pela Paraíba está a proposta de uma contrapartida de 80% a 90% da União, diferente do que ocorre atualmente, quando o Governo do Estado arca com 50% dos recursos.

"Essa proposta é constitucional, tendo em vista que a medida provisória que cria a Adene - Agência de Desenvolvimento do Nordeste, em substituião a antiga Sudene, garante que os estados integrantes da região devem arcar com recursos entre 10% e 20%, mas isso não vem acontecendo", disse.

Outros temas que serão abordados pelo coordenador paraibano são a correção dos valores do leite, tanto para a compra quanto para o processamento, e a alteração no valor de R$ 2.500,00 referente ao edital do Governo Federal, para a venda de produtos no Programa Fome Zero.

Na Paraíba, a produção de leite é a base de um projeto de geração de renda para 1.950 pequenos produtores, de 51 municípios. A Secretaria de Agricultura cadastrou as famílias que produzem entre cinco e cem litros de leite por dia e fez um convênio com 21 usinas de beneficiamento. As usinas compram o alimento dos pequenos produtores, faz o processamento e vende o leite à Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setras) que distribui o alimento para 115 mil famílias carentes. Todos os 223 municípios paraibanos estão sendo atendidos pelo Programa.

Fonte: Diário de Borborema, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?