A Nestlé está lançando sua primeira "fazenda leiteira climática", na Alemanha. O objetivo do projeto piloto é reduzir a pegada de carbono da fazenda para emissões líquidas zero.
Durante um período de três anos, a Nestlé Alemanha dará suporte a uma fazenda leiteira administrada por um fornecedor de longa data, o Hochwald, que fornece, entre outras coisas, queijo muçarela para as pizzas Nestlé Wagner.
A fazenda da família Frese no norte de Hesse tem 135 vacas e deve se tornar um modelo para outros produtores. O projeto é liderado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Nürtingen-Geislingen (HfWU), com consultoria científica e técnica dos parceiros do projeto Thünen Institute for Business Administration e da Lake Constance Foundation.
Inicialmente, o HfWU calculará todas as emissões da fazenda. Seguem-se cerca de 30 medidas definidas para reduzir ao máximo os gases com efeito de estufa.
Isso significa, por exemplo, alimentação otimizada das vacas, estocagem hermética de esterco, construção de uma usina de biogás, geração de energia por sistemas fotovoltaicos e manejo otimizado do rebanho, o que garante um aumento na produção de leite.
Ao mesmo tempo, mais húmus é formado por meio do manejo regenerativo das terras aráveis e das pastagens, e sebes e árvores são plantadas para que gases de efeito estufa possam ser armazenados. No processo, a fazenda leiteira climática também reduzirá o uso de pesticidas e fertilizantes minerais.
O objetivo é fazer com que as emissões líquidas da fazenda sejam zero no modelo, após um período de três a cinco anos. O Prof. Dr. Markus Frank, Professor de Gestão de Saúde Vegetal da HfWU, disse: "Claro, leva décadas para sebes e árvores crescerem realmente e para o solo formar húmus suficiente. Em nosso projeto conjunto, estamos, portanto, modelando quanto CO2 as plantas e o solo podem realmente armazenar."
Noura Rhemouga, gerente de sustentabilidade da Hochwald, disse: "Um quilo de leite atualmente causa cerca de 1,1 quilo de CO2. Queremos reduzir essa pegada de CO2 de nossos produtos lácteos nos próximos anos. Para fazer isso, precisamos saber exatamente quais medidas tomar no sentido ecológico e econômico. Nosso projeto-piloto conjunto com a família Frese nos ajuda a obter percepções valiosas sobre como podemos reduzir os gases de efeito estufa de maneira sustentável."
O produtor Mario Frese está convencido de que sua fazenda pode se tornar um modelo para outros produtores. "O projeto se concentra na sustentabilidade de nossa fazenda. Nosso objetivo é saber, em três anos, onde ocorre a maioria das emissões em nossa fazenda, como podemos reduzi-las e, claro, quanto isso vai nos custar. Então, com dados confiáveis e cientificamente sólidos, podemos mostrar como a produção de laticínios moderna realmente se parece hoje”, disse.
As informações são do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.