Nestlé ganha a primeira ação no Cade
Publicado por: MilkPoint
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O Cade vetou a compra da Garoto pela Nestlé, em 4 de fevereiro passado. A Nestlé recorreu, fazendo a seguinte proposta ao órgão: a empresa está disposta a vender 10% de mercado de chocolates e 20% do setor de coberturas a concorrentes em troca da aprovação da fusão.
Morais Filho considerou a proposta da Nestlé uma "solução estrutural menos agressiva" do que o veto à aquisição da Garoto. Segundo ele, o desinvestimento da Nestlé possibilitaria a "manutenção do bem-estar do consumidor", conta.
O veto do Cade está fundamentado na idéia de que a fusão Nestlé-Garoto levaria à formação de um duopólio no mercado de chocolates no Brasil. A Nestlé ficaria com 58% do mercado de chocolates e a única empresa capaz de rivalizar com ela seria a Kraft (dona da marca Lacta), com 34%.
Pelo veto, a Nestlé teria de vender a Garoto para qualquer empresa que tiver menos de 20% do mercado de chocolates. A Cadbury e a Masterfoods estão dentro deste patamar, pois têm menos de 5% do mercado brasileiro. Ambas discordaram da proposta da Nestlé de vender 10% do mercado.
O recurso da Nestlé está fundamentado no fato de o Cade ter calculado a concentração de mercado com base numa pesquisa feita com fabricantes do setor. A Nestlé alegou que a compra da Garoto lhe deu 47%, segundo a AC Nielsen.
A diferença entre os cálculos ampliou o grau de concentração de mercado resultante da fusão Nestlé-Garoto e levou a uma decisão mais dura, segundo advogados da Nestlé.
Fonte: Valor (Juliano Basile), adaptado por Equipe MilkPoint
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