Neozelandeses consomem mais refrigerantes do que leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Embora as informações estatísticas não sejam tão precisas, há evidências de que os neozelandeses - maiores exportadores de produtos lácteos do mundo - consomem mais refrigerantes do que leite.

A nutricionista da Universidade de Massey, Carol Wham, disse que o consumo de refrigerantes na Nova Zelândia aumentou de 50 litros por pessoa em 1989 para 81,6 litros em 1996-97, e agora, está provavelmente em mais de 100 litros - pelo menos dois litros por semana. No entanto, o consumo de leite caiu de um pico de 139 litros por pessoa em 1974 para 94,6 litros em 1997.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estima o consumo nos principais países do mundo, acredita que o consumo anual de leite na Nova Zelândia está agora em cerca de 88,4 quilos per capita - aproximadamente 88 litros.

Os consumidores neozelandeses ainda consomem menos refrigerantes que os australianos, que tinham um consumo médio de 119,7 litros per capita em 1997, ou que os norte-americanos, que consomem 193,3 litros - quase duas vezes seu consumo de leite, de 101 litros por pessoa.

Wham disse que esta tendência na Nova Zelândia denota um sério problema de saúde pública. "Qual o valor nutritivo dos refrigerantes? Trata-se de água e açúcar e o que mais? O leite contém nutrientes que são vitais para a saúde. Particularmente, o leite é uma fonte rica e acessível de cálcio. Uma ingestão adequada de cálcio é essencial para a densidade óssea ótima e tem um importante papel na prevenção da osteoporose".

Ela disse também que o alto consumo dos refrigerantes, ricos em açúcar, também está prejudicando a dentição das crianças. "A cárie dental está se tornando um problema crescente".

Empresas de refrigerantes como a Coca-Cola, por exemplo, argumentam que seus produtos não têm gordura e que têm menos açúcar do que muitos outros produtos. No entanto, Wham disse que o leite desnatado também tem um baixo teor de gordura e fornece outros nutrientes.

As estatísticas sobre o consumo de leite foram coletadas pelo Milk Board até 1981, e, depois, pelo Statistics NZ. As estatísticas sobre o consumo de refrigerantes foram publicadas pela Australasian Soft Drink Association.

A empresa de pesquisa de mercado, ACNielsen, disse que os neozelandeses agora compram um pouco mais de refrigerantes do que de leite nos supermercados - 193,6 milhões de litros de refrigerantes no último ano (até novembro), comparado com 178,7 milhões de litros de leite. No entanto, ninguém sabe a quantidade de leite e de refrigerantes que é vendida fora dos supermercados, em postos de gasolina e outros estabelecimentos.

Wham disse que um importante fator direcionador desta tendência é o preço. O leite agora custa mais de oito vezes o preço de 20 anos atrás. "O leite custa agora duas vezes mais que os refrigerantes".

Em 13/01/05 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,70810
1,41223 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: NzHerald.co.nz (por Simon Collins), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?