Salve, salve, galerinha do leite! Perderam as principais notícias do setor lácteo dos últimos dias? Seus problemas acabaram, a nata da semana chegou! Pegue seu cafezinho com leite e vem com a gente #goMilk
A produção de leite e a seca...
Nas últimas semanas, tivemos vários conteúdos sobre a estiagem que o Sul do Brasil enfrenta, bem como dos seus impactos na produção de leite da região. O rebanho leiteiro, sobretudo aqueles que se alimenta a pasto sofrem bastante com a escassez hídrica. Em momentos de crise, a busca por soluções para amenizar as adversidades climáticas é fundamental. Será que a diversificação do pasto pode atenuar os efeitos da estiagem prolongada? Publicamos um artigo sobre o tema, leia e confira!
Ainda sobre a seca, a Emater/RS - Ascar, atualizou os efeitos da estiagem nas atividades agrícolas no Rio Grande do Sul. Inclusive, aproveitando que estamos falando do estado, de acordo com dados divulgados pela Farsul, os custos de produção de 2021, no Rio Grande do Sul, foram os mais altos da história. Santa Catarina também enfrenta dificuldades devido às condições climáticas. Estima-se perdas de mais de 40% na safra de milho no estado.
A estiagem também está afetando as fazendas leiteiras de outros países. Na Argentina, a seca e o calor resultaram em uma queda notável na produção de leite. A diminuição da produção está relacionada com as altas temperaturas do verão.
Preço do leite!
Na terça-feira (25/01), a diretoria do Conseleite/PR , aprovou e divulgou os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Dezembro de 2021 e a projeção dos valores de referência para o mês de Janeiro de 2022. A projeção é de alta de 0,19% no preço do leite entregue em janeiro.
Ainda sobre o preço do leite, os estados de Goiás e Minas Gerais estão discutindo estratégias para previsibilidade do preço pago ao produtor.
Na Nova Zelândia, a Fonterra elevou a previsão de pagamento pelo leite. O CEO da Fonterra, Miles Hurrell, disse que o aumento na faixa de preços de 2021/22 é uma boa notícia para os produtores e as comunidades do país.
No Uruguai, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional do Leite (Inale), preço do leite recebido pelos produtores do país em 2021 registrou a melhor média anual em pesos e a maior média desde 2017 em dólares.
Mercado internacional de lácteos!
O Inale, no Uruguai, estima um crescimento de 9% na receita das exportações de lácteos em 2021. Ainda sobre a América do Sul, publicamos uma matéria que levanta o seguinte questionamento: os exportadores de lácteos da América do Sul podem atender à demanda mundial?
Queijos!
Você deve se perguntar frequentemente, posso fazer queijo de leite UHT? No tratamento térmico UHT o leite é submetido a uma temperatura de 135 °C por 3 a 5 segundos. Mas, por que o leite UHT não é recomendado para produzir queijos?
Aproveitando que o assunto é queijo, vocês sabiam que 40% do queijo consumido no Brasil tem origem em Minas Gerais?
Outros conteúdos que você não pode deixar de conferir:
- Silagem de grão úmido: 3 pontos relevantes para produção
- Produtor: como não depender apenas do mercado do leite?
- Fazenda Malunga: produção orgânica e seus resultados positivos
- Castrolanda atinge faturamento recorde de R$ 5,9 bilhões em 2021
- O leite não pode parar
- Regulamentações para comercialização de produtos da agroindústria
- MS: investimento em laticínio vai garantir 100 empregos diretos
- MT: produtores podem suspender o fornecimento de leite
- Qual o impacto do uso de sêmen de gado de corte em vacas de leite?
- CNA pede medidas emergenciais para produtores afetados pelas secas e enchentes
- Os especialistas da pecuária leiteira no Brasil
- Performance animal prejudicada pela qualidade da água
Quer ficar ainda mais por dentro do setor?
Participe do nosso grupo no Telegram: https://t.me/milkpointexperts
Siga-nos no canal do Youtube: https://bit.ly/2YegKsw
Ou acompanhe o Google Notícias: https://bit.ly/3gWQhWP
Gostaria de enviar textos ou sugestões de temas para nós? Encaminhe para contato@milkpoint.com.br ou deixe nos comentários!
Equipe MilkPoint