Mundial do Queijo do Brasil abre inscrição e traz surpresas

Mundial do Queijo do Brasil tem novidades e surpresas. Confira aqui o que tem por vir e saiba como se inscrever para participar.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A novidade do tão esperado Mundial do Queijo do Brasil é que, além do concurso de queijos e produtos lácteos, que é internacional, dois novos concursos vão acontecer: de Melhor Queijista (para comerciantes) e o de Melhor Queijeiro. Os dois só para brasileiros.

Continua depois da publicidade

“O concurso de melhor queijeiro era uma vontade antiga minha e de meu amigo Hervé Mons na França, no entanto, nunca realizamos aqui. O convite da SerTãoBras para realizar no Brasil vai ser uma excelente oportunidade para testar o conceito, estamos muito empolgados” conta Arnaud Sperat Czar, um dos presidentes do concurso, jornalista especializado em queijos e autor de vários livros sobre o assunto.

O objetivo é testar os candidatos em suas capacidades técnicas e também de improvisação. “Queremos colocar lado a lado candidatos que vêm do mundo artesanal e outros que vem da indústria. Os primeiros são experts em improvisação, os segundo são experts em controlar seus processos técnicos o máximo possível. Por isso pensamos nesse modelo onde cada perfil poderá dar o melhor de si, em condições de igualdade,” disse Antonio.

Continua depois da publicidade

Cada candidato pode escolher uma equipe de dois ajudantes para passar as provas. Na prova de improvisação, os candidatos poderão levar as ferramentas de trabalho que escolherem.

O concurso acontece em três etapas: a primeira é dia 1º de maio na Expozebu, em Uberaba. O objetivo é fazer um queijo com 50 litros de leite cru, recém ordenhado, diante do público. Em seguida esse queijo será curado de acordo com a vontade do candidato e apresentado em São Paulo.

A segunda prova acontece no conforto da sala de fabricação do candidato, para onde uma equipe de jurados vai se deslocar para acompanhar a fabricação. Essa etapa acontece nos meses de junho e julho.

A final acontece dia 17 de setembro, no Teatro B32 em São Paulo, onde os dois queijos serão apresentados pelos candidatos e degustados pelo júri. Provas de conhecimentos teóricos, escritas e orais também estão previstas. Confira o regulamento no site do evento.

As informações são do Paladar - Estadão - Por Débora Pereira do Só queijo - Aventuras lácteas entre o Brasil e a França, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?