Hoje, às 14h acontece na Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), em Campo Grande, reunião que vai discutir a implantação do Conseleite (Conselho do Leite). A instância fará pesquisa de mercado do valor comercializado pelo produtor para a indústria e tem como objetivo criar uma referência, embora não signifique tabelamento do produto.
De acordo com o modelo do Paraná, o Conseleite divulga o preço médio do mês anterior, dos 14 produtos levantados e os valores de referência para a matéria-prima, calculados a partir de uma metodologia complexa, mas transparente. O programa define então um leite-padrão, com determinadas características de qualidade e volume e, a partir dele, um leite de qualidade inferior (com deságio de 10%) e um leite de qualidade superior (com ágio de 15%), dispersos em torno do leite-padrão.
A proposta central é evitar o grande baque sofrido pelo setor quando se inicia o período das águas, de outubro para novembro de cada ano, e assim estimular a produção.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.