MS: Cooperativa e produtores fecham acordo para pasteurização
Publicado por: MilkPoint
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Conforme o acordo firmado entre a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), Comleite e associados - cujo objetivo era de por um fim na comercialização do chamado "leite de canequinha" - a cooperativa iria colaborar com o processo cobrando apenas 30% do preço do litro de leite praticado pela Cooperativa - algo próximo a R$ 0,13 o litro - e que segundo o presidente da Coomleite, Adirson de Almeida Santos, "está bem abaixo do custo desse serviço".
Considerando prováveis prejuízos que a Cooperativa estava acumulando o presidente da mesma definiu que só continuaria prestando o serviço caso o preço da pasteurização fosse renegociado. Adirson Santos até chegou a anunciar, no início do mês, um possível fim do acordo com os produtores. Para tentar resolver o problema foi então agendada na última semana, dia 21, uma reunião na Seprotur onde, felizmente, uma nova negociação foi feita e que veio a beneficiar todos os envolvidos.
Ficou acordado que do dia primeiro de julho até o dia 15 o faturamento seria calculado em cima dos R$ 0,13 definidos inicialmente. Já do dia 15 ao dia 30 de julho o valor pago será de R$ 0,15 e por fim do dia primeiro de agosto até 30 de setembro o custo subirá para R$ 0,17 por litro de leite pasteurizado. Se levado em conta que os produtores também estão arcando com R$ 0,05 a mais por embalagem o débito com a Cooperativa acaba saindo por R$ 0,22 valor esse que acaba ultrapassando os R$ 0,20 iniciais solicitados pela Coomleite.
"Num primeiro momento as negociações mostraram-se interessantes principalmente para a Coomleite e os associados, que são os principais interessados. Mas esse acordo será renegociado em setembro quando devemos nos reunir novamente para definir qual o preço deverá então ser pago", lembra a secretária operacional da Câmara Setorial do Leite Mariana Tardin ao se referir ao período das chuvas quando a produção acaba aumentando e os preços pagos pelo litro de leite produzido caem.
Fonte: Assessoria de Imprensa Seprotur (por Cristiane Sandim), adaptado por Equipe MilkPoint
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