ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS - Conseleite estuda alteração dos valores de referência do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do MS (Conseleite/MS) vai alterar as escalas de ágios e deságios dos preços do leite entregue pelo produtor à indústria, de acordo com a qualidade do produto. Isso significa que o valor final pago ao produtor pode aumentar ou cair dependendo da qualidade e volume.



Segundo o presidente da entidade, Pedro Guerbas Filho, a alteração beneficia o setor de ponta a ponta. Primeiro os consumidores, que terão acesso a um produto de melhor qualidade. Depois os produtores, que receberão uma espécie de prêmio se superarem a qualidade estabelecida em lei. E por último, também a indústria, que incentivará o produtor a oferecer matéria-prima de melhor qualidade, aumentando a rentabilidade.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (08), atendendo pedido de produtores e indústria, e será implementada após estudos criteriosos. “O Conselho de Produtores já apresentou uma nova tabela. Agora falta a indústria aprová-la ou solicitar modificações e o prazo máximo para que isto ocorra é o dia 12 de abril”, explica Guerbas Filho.

As informações do Conselho mostram que em fevereiro de 2013 o preço do leite padrão entregue pelo produtor atingiu média de R$ 0,6949/litro, considerando o volume de até 100 litros/dia. Para março, a projeção é que a cotação da matéria-prima chegue a média de R$ 0,6984/litro, ou seja, registrando alta de 0,5% frente fevereiro.

Os valores de referência adotados pelo Conseleite são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nestes valores não estão inclusos o Funrural de 2,3%, a ser descontado do produtor.

Na reunião desta última sexta-feira, ficou decidido que será feita uma Campanha para trazer indústrias do Estado para dentro do Conseleite. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/MS) trouxe um instrutor para tirar dúvidas dos produtores sobre o projeto Vaca Móvel.

Conseleite - É um Conselho formado pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais e das indústrias. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios. O objetivo é a busca pró-ativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo sul-mato-grossense, por meio de uma relação mútua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de preços de referência para a matéria-prima leite.

Clique aqui para visualizar a Resolução nº03/2013 do Conseleite com os valores de referência. 

A matéria é do Sistema Famasul, adaptada pela Equipe MilkPoint
 
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2013

Parabéns ao Conseleite/MS e seus produtores. Essa medida esta colocando o Estado no rumo certo, e com isso conseguirão desenvolver o setor de leite. Na contra mão, nosso Mato Grosso quer criar um fundo (capitalizado por taxação nos coitados dos produtores), que será a pá de cal no setor do leite Matogrossense.
MilkPoint AgriPoint