ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mintel revela as quatro principais tendências que impactarão o consumo em 2015

 A Mintel, consultoria na área de pesquisa de mercado especializada em mapeamento de inovações e novas tendências de consumo final, divulgou recentemente um relatório sobre as tendências do consumo no Brasil no ano de 2015. Este relatório aponta 4 vertentes que, segundo a consultoria, irão conduzir os negócios no próximo ano são: questões de gênero em pauta, busca pela felicidade, lute por seus direitos e fique conectado.

1 – Questões de gênero em pauta

Os indivíduos tem rejeitado estereótipos, questionando noções tradicionais de gênero e abraçando a liberdade. Conversas sobre poder feminino, papel do homem moderno e expressão de gênero se tornam constantes. O primeiro assunto, inclusive teve grande repercussão no ano que passou, nacional e internacionalmente, devido a acontecimentos como mulheres se candidatando à presidência e em outros casos adiando a maternidade ou tendo menos filhos. Isso fez com que mercados, antes estritamente femininos (como produtos de limpeza e cosméticos), passassem a focar também no consumidor masculino.

Dados da Mintel mostram mudanças comportamentais do consumidor, refletindo em novas atitudes especialmente quanto à divisão de tarefas domésticas e equilíbrio entre vidas profissional e pessoal. Tais dados mostram que ambos os sexos gastam o mesmo tempo no trabalho, porém nas tarefas de casa as mulheres gastam quase o dobro do tempo – e surpreendentemente, ¾ dos homens se comprometem a cuidar melhor da aparência.

Discussões e controvérsias desse assunto irão captar atenção em 2015. Assim como a maneira que este será representado em mídia e publicidade. A internet será uma porta para comentários sobre papéis sexuais e estereótipos e provavelmente aprovando as atitudes progressistas. “Agora é o momento do marketing mostrar que entende das modernas percepções de gênero dos consumidores. As questões de gênero não vão embora tão cedo, mas seus aspectos restritivos irão”.

2 - Busca pela felicidade

“O bem-estar emocional está se tornando o pilar da saúde e do bem-estar, fazendo com que as pessoas busquem ativamente a felicidade e procurem itens que melhorem seu humor e estilo de vida”. Com o crescimento da economia a classe média agora tem acesso a mais produtos e serviços, uma deixa para que as marcas e prestadoras busquem atender melhor as demandas dos consumidores.

Apesar de muitos brasileiros apresentarem aparência como prioridade, passar tempo com a família também se situa como prioridade – impulso para o mercado de entretenimento. Assim como resolver as próprias finanças.

Segundo os dados da Mintel com o passar dos anos vem aumentando o número de pessoas que concordam com o mote “manter um estado mental positivo contribui para uma vida saudável”, além disso muitos brasileiros afirmam que consomem para agradar – outros ou a si mesmo, e gastos com atividades de lazer serão realidade para pelo menos 50% da população.Com melhorias no padrão de vida há a associação de saúde com o bem-estar emocional. Isso se manifesta nas redes sociais, como por exemplo nos “compartilhamentos”.

“Em 2015, vamos ver mais possibilidades para as marcas oferecerem felicidade aos seus clientes”. Isso vale desde à vaga criação de produtos que proporcionem um tratamento mais prazeroso à meios de reduzir o estresse do deslocamento para o trabalho – melhorar o humor ou entreter, por exemplo. “As empresas que adotarem um papel ativo no apoio aos consumidores em sua busca pela felicidade provavelmente vão colher recompensas na economia local”.

3 - Lute por seus direitos

“A crescente consciência dos direitos dos clientes e do mau comportamento corporativo fará com que os consumidores exijam mais igualdade e justiça das empresas. Ao mesmo tempo, mais companhias consultarão os consumidores para saber o que eles querem”. Exemplos desse comportamento ativista, por diversos motivos, puderam ser vistos em 2013 e 2014, tanto no Brasil quanto no exterior.

”Os consumidores estão exigindo mais informações, responsabilidade e prestação de contas das empresas”, campanhas tem sido uma forma eficiente de passar mensagens – contanto que sejam verdadeiras, se não os clientes estão dispostos a se organizar e demonstrar sua insatisfação.

Dentre essas formas de organização, pela facilidade de contato que veio com a tecnologia, algumas não necessitam nem que a pessoa saia de casa. Informações circulam rapidamente, tendo sido divulgadas pela própria empresa ou não.

“As companhias que não são pró-ativas, ou são vistas como hipócritas, podem sofrer com protestos contra suas ações. Consequentemente, as empresas também podem se esforçar mais para consultar potenciais clientes sobre seus produtos, campanhas e promoções. Ignorar a vontade das pessoas pode promover um crescimento em boicotes”.

4 - Fique Conectado

”O mundo dos dispositivos sincronizados e da tecnologia para vestir vai se popularizar, à medida que mais empresas se juntam a revolução da coleta de dados”. Aplicativos e portabilidade atraem pelo conforto e economia de tempo e dinheiro e o consumidor está cada dia mais habituado com essa situação.

Tecnologia para vestir é um nicho que vem ganhando foco e a previsão é que conquiste cada vez mais adeptos.

Softwares, também próprios desse universo, têm suas atualizações ansiadas, numa busca por funcionalidades. Entretanto, com o compartilhamento de dados, a segurança continua sendo uma grande preocupação.

As informações são da Mintel, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Caso queira ter acesso a publicação completa, bem como a outros relatórios sobre tendências no consumo de derivados lácteos, contacte a Mintel pelo email brasil@mintel.com ou pelo telefone 0-800-095-9094 (Ramal 1).

Mais informações Mintel: brasil.mintel.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.