Ministro estima superávit na balança do leite no ano

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, informou que quer discutir com a Câmara Setorial do Leite um grande programa de política pública para garantir que o Brasil se consolide como país exportador de leite.

Na abertura do Congresso Nacional de Políticas de Longo Prazo para a Cadeia Láctea, em Belo Horizonte, ontem à noite, Rodrigues afirmou que a solução para o setor passa por uma política "articulada e integrada", envolvendo tecnologia, gerência da propriedade, agregação de valor e organização dos produtores em cooperativas, além do desenvolvimento de política comercial.

"Temos sido, nos últimos anos, importadores de leite, mas este ano, 2004, é o ano em que, pela primeira vez, vamos inverter o processo". O ministro voltou a destacar que a adesão dos produtores rurais ao sistema cooperativista é a única saída, inclusive no caso do leite. "O produtor isolado é massa de manobra para o setor industrial", afirmou, citando como exemplos bem sucedidos os casos da Dinamarca e da Nova Zelândia, que tornaram-se grandes exportadores através das cooperativas.

Rodrigues disse que quer ouvir as sugestões dos membros da câmara setorial do leite, nos próximos dois dias, antes de definir o programa. Ele afirmou que tem propostas concretas a fazer, mas quer antes ouvir os planos da câmara.

Fonte: Valor OnLine (por Ivana Moreira), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?