Minas Gerais recebe visita de franceses

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De 28 de março a 1º de abril quatro franceses levam a Minas Gerais seus conhecimentos na produção tradicional de queijos em área rural e na forma de organização de seus produtores.

Os visitantes são Martial Marguet, produtor de queijo Comté e vice-presidente da Federação Nacional dos Produtores de Leite na França (FNPL); Valerie Vivot, extensionista do Sindicato Regional da "Basse Normadie" (região produtora de queijo Camenbert); Lilian Nogueira Haas, representante da Formation pour L'Epanouissement et le Renouveau de la Terre (FERT) e Philipe Navassartian, coordenador do convênio da Seapa com a França.

No cenário nacional o queijo é um dos símbolos mais conhecidos de Minas Gerais. Produzido desde o século 18 nas regiões da Canastra, Alto Paranaíba, Serro e Araxá, é fabricado a partir de leite cru e é pouco maturado. Apesar de muito procurado pelos consumidores, nem sempre os queijos tradicionais apresentam garantia de segurança alimentar. Sua comercialização costuma ser clandestina, sem passar pela inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou por controle de qualidade.

Para mudar essa realidade a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) criou em 2000 o Programa de Melhoria do Queijo Minas Artesanal e buscou a experiência da França, por meio de um convênio de Cooperação Técnica. A visita dessas quatro personalidades é devida a esse convênio. O encontro vai reunir cerca de 80 produtores das quatro regiões mineiras.

Em companhia de técnicos da Emater/MG, a missão visitará propriedades rurais, prefeituras e cooperativas das cidades de Medeiros, Bambuí, São Roque e Vargem Bonita, onde a produção de queijo é tradicional. A programação também prevê um encontro entre os franceses e o comitê executivo do Programa de Melhoria do Queijo Artesanal, além da participação no Seminário Regional de Queijo Artesanal em Medeiros.

Em Minas Gerais cerca de 27 mil queijarias produzem aproximadamente 70 mil toneladas de queijo anualmente, gerando um fluxo mensal de R$ 10 milhões. Nos 46 municípios incluídos nas regiões da Canastra, Serro, Alto Paranaíba e Araxá, a produção gera cerca de 27 mil empregos diretos.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?