Na cidade do Serro, na região mineira do Alto Jequitinhonha, começa hoje a 22ª Festa do Queijo. O tema da festa, que irá até domingo, é o primeiro patrimônio imaterial do estado: o queijo do Serro.
Além da degustação do produto, a programação inclui palestra sobre as novas técnicas de produção, concurso de queijos e shows. A festa será na praça João Pinheiro, no centro da cidade, que fica a 330 km de Belo Horizonte.
As Associações dos Amigos do Serro e dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Serro, o Clube do Cavalo de Serro e a Cooperativa dos Produtores Rurais de Serro realizam o evento.
Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a produção anual nos municípios da região do Serro é de 3.100 toneladas de queijo. São 1.050 produtores de queijo artesanal e 2.650 empregos diretos gerados.
O queijo é a base da economia de municípios mineiros como Serro, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Martelândia, Dom Joaquim, Sabinópolis, Paulistas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas.
Fonte: O Tempo/MG, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.