O Plano de Sugestões adotado há três anos pela Embaré, tradicional fabricante de laticínios, doces e caramelos de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste mineiro, tem beneficiado não só os funcionários, que são premiados com as idéias aprovadas pela empresa.
Em alguns casos, o projeto também influencia a saúde financeira da corporação. É o caso da sugestão do técnico em laboratório Alexandre Batista de Almeida, que propôs a modificação no processo de sucção de leite in natura de caminhões tanques, que buscam o produto nas fazendas. A economia anual da Embaré com o "invento" gira em torno de 30 mil litros de leite/ano, o equivalente a R$ 17,7 mil, levando-se em conta o preço médio atual do litro pago ao produtor, na faixa de R$ 0,59.
A idéia do Plano de Sugestões, segundo o gerente de Recursos Humanos (RH) da Embaré, Reinato Fantoni, surgiu a partir de uma pesquisa de "clima organizacional", realizada a cada dois anos, a partir de 1996. Um dos itens avaliados no levantamento de 2002 fazia referência à criatividade, ou seja, até que ponto as idéias dos 948 funcionários da Embaré estavam sendo aproveitadas pelo fabricante.
Fonte: Hoje em Dia, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANTONIO DA SILVA
RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 30/06/2005
É muito inteligente por parte de a Embaré aproveitar a criatividade dos seus 948 funcionários. Parabéns!!!!
Este é um ótimo exemplo da relação ganha-ganha.
1- A empresa ganha, porque normalmente surgem idéias criativas, quase sempre gerando ganhos durante o processo e isso se reverte em economia;
2- O funcionário ganha, porque além da satisfação de ver a sua idéia implementada, quase sempre recebe um premio material;
3- Este processo de premiação funciona com um elemento motivador para a participação de outros funcionários, estabelecendo um processo continuo de criação de boas idéias, como também valoriza em muito o relacionamento entre a empresa e o colaborador.
"No mercado atual, devemos estar sempre inconformados com o que está bom, é muito importante melhorar sempre"
Antonio da Silva
Gerente Comercial
Frutalat - Frutal/MG
Este é um ótimo exemplo da relação ganha-ganha.
1- A empresa ganha, porque normalmente surgem idéias criativas, quase sempre gerando ganhos durante o processo e isso se reverte em economia;
2- O funcionário ganha, porque além da satisfação de ver a sua idéia implementada, quase sempre recebe um premio material;
3- Este processo de premiação funciona com um elemento motivador para a participação de outros funcionários, estabelecendo um processo continuo de criação de boas idéias, como também valoriza em muito o relacionamento entre a empresa e o colaborador.
"No mercado atual, devemos estar sempre inconformados com o que está bom, é muito importante melhorar sempre"
Antonio da Silva
Gerente Comercial
Frutalat - Frutal/MG