Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

MG apresenta potencial para elevar exportações de lácteos

Apesar de Minas Gerais ser o maior produtor nacional de leite, com cerca de 9,7 bilhões de litros ao ano, as exportações de lácteos ainda são pequenas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 21/07/2021 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Apesar de Minas Gerais ser o maior produtor nacional de leite, com cerca de 9,7 bilhões de litros ao ano, as exportações de lácteos ainda são muito pequenas frente ao potencial. Com grande número de laticínios e um portfólio variado, o estado vem se preparando para melhorar as negociações com o mercado externo.

Uma das ações é o seminário on-line “Oportunidades comerciais internacionais para a indústria láctea de Minas Gerais”, iniciado ontem. Durante o evento, o segmento lácteo será apresentado para o mercado internacional e potenciais compradores. 

O seminário é promovido pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg).

Nos próximos dias, serão realizados painéis com as embaixadas do Brasil no Chile, Peru, México e Egito, países em que os mercados já estão abertos para os produtos lácteos brasileiros e já possuem protocolos necessários, sendo uma oportunidade importante para o setor produtivo conhecer e buscar negociações. 

Durante a abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, enfatizou que Minas Gerais tem um grande potencial para expandir as vendas de lácteos para o mercado externo e que o governo do estado vem trabalhando para estimular os negócios.

“Minas tem grande potencial de crescimento no setor lácteo. Temos uma indústria láctea crescente, com escala, quantidade e qualidade. Por meio da Seapa, Fiemg e Silemg está sendo desenvolvido um trabalho importante em que se busca ter um produto seguro para todos, com alto padrão de qualidade, inclusive com queijos reconhecidos mundialmente. Por isso, temos condições de ampliar a pauta de exportação e diversificar com estes produtos de alto valor agregado”, pontuou.

Continua depois da publicidade Agroceres

Ainda confore Passalio, o governo de Minas tem adotado a postura de facilitar os processos para que as indústrias e os exportadores tenham condições e agilidade em fazer negócios. “Temos avançado bastante com políticas de desburocratização e celeridade, sem deixar a segurança e a responsabilidade de lado”.

 

Cadeia láctea

A secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, na abertura do seminário, mostrou o potencial produtivo da cadeia láctea e a capacidade de se fornecer diversos produtos para o mundo. 

“Minas tem pauta diversificada do agronegócio, liderada pelo café, mas a pecuária de leite é fundamental no Estado e uma das mais tradicionais no meio rural mineiro. Minas é a principal bacia leiteira do país, com mais de 9 bilhões de litros por ano e respondendo por 27% da produção nacional de leite. Conta com diversas indústrias de laticínios e possui mais de 42 mil estabelecimentos agropecuários com agroindústrias investindo na produção diversificada de queijos, requeijões, manteiga, doce e creme de leite”, ressaltou.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Ana Valentini também chamou a atenção para a produção de queijos artesanais. “São oito regiões reconhecidas como produtoras do Queijo Minas Artesanal (QMA). Iguaria que identifica culturalmente nosso estado e já recebeu premiações em concursos internacionais”. 

 

Potencial para explorar

Mesmo com tradição, qualidade e volumes, Minas Gerais ainda enfrenta dificuldades para exportar. O segmento lácteo tem pequena fatia nas exportações, mas as expectativas são positivas. 

“Podemos crescer muito mais. Em 2020, as exportações do setor movimentaram US$ 16,5 milhões, apenas 0,2% do valor total exportado pelo agronegócio do Estado. Esperamos que, a partir desse encontro, o nosso setor produtivo e o setor importador dos países que participam do evento possam avançar nas negociações e que toda a diversidade dos produtos lácteos mineiros passem a integrar a lista de produtos exportados para estes mercados”.

Outro ponto importante que foi apresentado é o programa de certificação dos produtos lácteos do Estado, o que é feito pelo Certifica Minas Leite e Queijo Minas Artesanal. A preocupação e a cobrança por boas práticas de produção, qualidade e sanidade são essenciais para garantir a segurança dos alimentos para o mercado consumidor.

“O estado possui toda uma estrutura para certificar os produtos agropecuários e agroindústrias quanto às boas práticas de produção e à sustentabilidade social e ambiental, levando segurança para os consumidores”, explicou o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez. 

Para atuar com maior robustez e abrir maior espaço no mercado internacional, o diretor do departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários do Mapa, Leandro Diamantino Feijó, destacou que, além das questões técnicas, a sustentabilidade ambiental, social e econômica já são uma exigência e que as empresas precisam se preocupar e se adaptar.

“O futuro, que já é presente, não existe mais comércio sem sustentabilidade ambiental. Além das questões técnicas, é preciso ficar atento à questão da sustentabilidade ambiental. Os governos têm requerido muitas mudanças nos processos das empresas e que elas possam garantir que aquele produto que está sendo exportado não promova o desmatamento de áreas e queimadas ilegais”, disse.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?