ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México é o maior importador de leite em pó desnatado do mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2002

1 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar de ocupar o décimo terceiro lugar como produtor de leite, o México, com uma produção média anual de 8 milhões de toneladas, é o principal importador de leite em pó desnatado do mundo. Segundo informações divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa) do país, as importações de leite em pó - integral e desnatado - são as mais importantes dentro das compras externas de produtos lácteos.

Segundo os dados mais recentes, em 2001 o México importou 184 mil toneladas de leite em pó, o que significou uma redução de 14% nos últimos 10 anos. No entanto, com relação ao ano 2000, houve um aumento de 21,7% nas importações.

O México não é auto-suficiente na produção de leite, precisando importar o produto para complementar a produção nacional. No entanto, essas importações provocam um déficit permanente na balança comercial de produtos lácteos que, em 2001, para o leite em pó, foi de 183,446 mil toneladas.

Atualmente, o consumo per capita de leite por ano no México é de 97 quilos, volume que se encontra bem abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que é de 188 quilos. O consumo per capita anual de leite neste país é cerca de 2,6 vezes maior do que a média consumida nos países em desenvolvimento, mas equivale a somente 36% do consumo na Holanda e menos da metade do consumo nos EUA.

Por outro lado, a produção leiteira no México aumentou nos últimos 10 anos, como conseqüência dos programas feitos entre o governo, os produtores e as indústrias de lácteos. Sendo assim, entre 1992 e 2001, a produção total de leite foi de 80 bilhões de litros, e concentrou-se em 6 estados que, conjuntamente, foram responsáveis por 56% do total produzido.

Fonte: El Financiero, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint